Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sertanejo

Em alta, mercado de composição de músicas consolida empresa goiana

Escritório criou mais de 500 letras em um ano | 22.03.17 - 16:08 Em alta, mercado de composição de músicas consolida empresa goiana Paulo Pires e Ray Antônio durante entrevista ao AR (Foto: Renato Conde / A Redação)
Lucas Cássio
 
Goiânia - “E quem me viu, se visse hoje não acreditaria. Troquei o bar, agora é só sorveteria. Só eu e ela, quem diria? Que o cachaceiro virou homem de família”. Sucesso na voz do cantor Gusttavo Lima, a música Homem de Família, assim como diversos outros hits sertanejos, monopolizam o ranking das canções mais tocadas no Brasil. Não é novidade que o gênero também é recordista em participações em programas de TV e vendas de shows, mas quem também anda faturado com esse ramo, além dos próprios intérpretes, são os artistas que assinam as canções. O mercado de composição está em alta e tem consolidado escritórios por todo o país. 
 
Esse é o caso dos compositores Everton Matos, Diego Ferrari, Ray Antônio, Paulo Pires, Guilherme Ferraz e Sandro Neto. Há um ano, os músicos idealizaram a empresa goiana Single Hits, atualmente considerada uma das maiores de composição de músicas sertanejas do Brasil. O escritório está presente em projetos de cantores como Gusttavo Lima, Maiara e Maraisa, João Neto e Frederico, Jads e Jadson e tantos outros. 
 
Em entrevista ao Jornal A Redação, Ray Antônio e Paulo Pires explicaram um pouco como funciona esse mercado. Segundo eles, em um ano a empresa já produziu mais de 500 músicas, sendo que cerca de 200 já foram vendidas. O valor de cada letra pode variar, mas o escritório trabalha com uma média de R$ 4 mil para liberação de cada letra. No caso de exclusividade da música pelo período de um ano, o valor chega a R$ 15 mil.
 
 
Para se ter uma ideia, a música Homem de Família (Gusttavo Lima), que atualmente ocupa a segunda posição no ranking de músicas mais tocadas no Brasil, Chorou na Escadaria (João Neto & Frederico), Sorte Que Cê Beija Bem (Maiara e Maraisa) e Made In Roça (Loubet) são do escritório goiano. 
 
Apesar de já estarem consolidados no mercado, os empresários contaram que chegar aos contatos comerciais dos artistas não é algo nada fácil. “Hoje temos o mercado aberto pelas nossas experiências. Cada um do escritório já tinha uma carreira antes de ter a parceria. Mas o mercado é fechado e às vezes é muito difícil chegar aos contatos”, disse Paulo ao AR
 
Os compositores atribuem o sucesso da marca à diversidade de estilos de cada um dos idealizadores. “Cada um aqui da Single tem uma linguagem diferente. Um veio do rock, outro do reggae, do gospel. Cada um tem uma particularidade e uma influência e isso faz com que surja uma coisa que alguém nunca escutou”, ressaltou Ray.
 
Além de receberem cantores no escritório, os compositores também são procurados para trabalharem em projetos exclusivos. Foi o caso da dupla Maiara e Maraisa. “Ficamos vários meses focados no projeto delas e o resultado foi que a gente entrou com seis músicas no novo DVD”, afirmou Ray em relação ao último trabalha das cantoras, gravado em Campo Grande.
 

Paulo Pires e Ray Antônio durante entrevista ao AR (Foto: Renato Conde / A Redação)  
 
 
Questionados se a inspiração para compor vem da "sofrência", eles brincam e garantem que "nem tudo". “Se a gente fosse sofrer com cada coisa que a gente fala nas músicas, já teríamos morrido (risos)”, disse Paulo. “Fazemos muita pesquisa, lemos muito, procuramos saber o que a galera quer escutar’, completou ao enfatizar que o mercado da música é levado a sério por eles. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 02.03.2020 00:26 Rosarita Gionedis

    Boa noite. Acompanho o trabalho de vcs e gostaria de saber se posso mandar musicas pra ouvirem. Não sou cantora mas faço letra e melodia e gostaria de comercializar. Não sei bem como isso funciona. Fazem guias para outros compositores? qual o valor? Desde já agradeço. um abraço. Rosarita

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351