Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia - A programação de estreia desta quinta-feira (24/11), do Cine Cultura traz o documentário brasileiro Lampião da Esquina, de Lívia Perez. A obra será exibida na sessão das 16h30 (segunda a sexta-feira) e 15h30 (sábado e domingo). E continuam em cartaz, na sala, as produções O Silêncio do Céu, de Marco Dutra, às 18h30 (segunda a sexta-feira) e 17h30 (sábado e domingo), e Cinema Novo, dirigido por Eryk Rocha, no horário das 20h30 (segunda a sexta-feira) e 19h30 (sábado e domingo).
Nos dias 29 e 30/11, a sala abre espaço para a mostra do Seja – 1º Encontro da Diversidade Sexual e de Gênero no Audiovisual, organizado pelo curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O filme Lampião da Esquina traz a história do jornal "Gay Sunshine", uma publicação voltada para o público homossexual, que surgiu nos Estados Unidos na década de 60, época em que os acontecimentos pelo mundo ganharam destaque com o aumento da conquista de direitos civis, políticos e também de uma maior participação na sociedade como um todo. Em 1978, no Brasil, uma iniciativa similar foi criada: o jornal "O Lampião". O documentário tem participação de Ney Matogrosso, Aguinaldo Silva, João Silvério Trevisan, Edy Star, Leci Brandão.
Premiados - A trama de O Silêncio do Céu foi rodada em Montevidéu, e é estrelada pela atriz Carolina Dieckmann. A obra expõe um drama real, vivido por uma jovem senhora que é vítima de estupro dentro de sua própria casa e escolhe manter o trauma em segredo. Mario, seu marido, também tem algo a esconder. O silêncio que toma conta do casal ao longo dos dias se transforma, aos poucos, em uma peculiar forma de violência. O longa foi eleito melhor filme brasileiro pelo júri da crítica no Festival de Cinema de Gramado deste ano, e vencedor do Prêmio Especial do Júri na competição serrana.
E o roteiro de Cinema Novo é um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, por meio do pensamento e de fragmentos de filmes dos seus principais autores. A obra mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil, a partir de uma atitude política que unia arte e revolução, e que tinha como desejo um cinema que tomasse as ruas e fosse ao encontro do povo brasileiro. O longa, de Eryk Rocha, foi premiado no Festival de Cinema de Cannes deste ano com o L’Oeil D’Or (Olho de Ouro), que é concedido ao melhor documentário do festival.
Confira a programação da sala:
Filme: Lampião da Esquina (Estreia)
Direção: Lívia Perez
Gênero: Documentário
País: Brasil
Sessão: 16h30 (segunda a sexta-feira) e 15h30 (sábado e domingo).
Período: De 24 a 30/11 (Dias 29 e 30, sessão apenas às 16h30)
Classificação: 18 anos
Filme: O Silêncio do Céu (Era el cielo)
Direção: Marco Dutra
País: Brasil
Gênero: drama/2016
Sessão: 18h30 (segunda a sexta-feira) e 17h30 (sábado e domingo)
Período: De 24 a 28/11
Classificação: 16 anos
Filme: Cinema Novo
Direção e roteiro: Eryk Rocha
País: Brasil
Gênero: Documentário
Sessão: 20h30 (segunda a sexta-feira) e 19h30 (sábado e domingo)
Período: De 24 a 28/11
Classificação: 12 anos
Seja – 1º Encontro da Diversidade Sexual e de Gênero no Audiovisual
Data: 29 e 30/11
Horário: 19h
Informações: http://www.encontrodiversidade.ueg.br/conteudo/10620_mostra_audiovisual
Local: Cine Cultura – (Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica)
Ingressos: R$8 reais (Inteira) e R$4 reais (Meia). Pessoas acima de 60 anos têm acesso livre
Mais informações: (62) 3201-4670