Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

No Palácio das Esmeraldas

Editora Kelps relança ‘Viagem ao Araguaia – General Couto Magalhães

Obra tem prefácio de Marconi Perillo | 20.10.16 - 12:12 Editora Kelps relança ‘Viagem ao Araguaia – General Couto Magalhães Antônio Almeida, da Kelps, e Marconi Perillo (Foto: Henrique Luiz) 
A Redação
 
Goiânia - O proprietário da Editora Kelps, Antônio Almeida, relançou, na noite da última quarta-feira (19/10), o livro “Viagem ao Araguaia - General Couto Magalhães”, cuja primeira edição é datada de 1863. Outras edições foram publicadas, mas há dez anos o livro estava esgotado no mercado editorial. O evento foi realizado no Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas.


(Foto: Henrique Luiz)
 
A nova versão traz o prefácio do governador Marconi Perillo, que ganhou o livro anos atrás e incentivou Antônio Almeida a reeditar a obra. “Ganhei este livro da minha querida amiga Mara, Secretária de Governo da Cidade de Goiás. Devorei este livro, fiquei impressionado com as qualidades do General Couto Magalhães, com o conteúdo dele, com informações históricas interessantíssimas”, disse Marconi, que em discurso falou um pouco sobre a saga do General Couto Magalhães. “Aí pedi ao Antônio Almeida que fizesse uma nova edição para que estudantes, pesquisadores e outras pessoas mais novas tivessem oportunidade de conhecer esta bela história”.

(Foto: Henrique Luiz)

 Marconi narrou parte da história às mais de 200 pessoas presentes no evento. Contou que no século XIX, as grandes metrópoles estavam situadas em beiras de rios e nas cidades litorâneas. “Por isso, o general foi ao Araguaia para ver de perto o que já ouvira sobre o local e voltou convencido que a capital de Goiás deveria ser transferida da antiga Vila Boa para Aruanã”. A história, a motivação e as decisões tomadas na viagem de Couto Magalhães, disse o governador, o colocam no patamar dos grandes estadistas brasileiros. “Os republicanos chegaram a lhe oferecer o Governo de São Paulo, mas ele, simpático à monarquia, recusou assumir”, explicou o governador.
 
Antônio Almeida, que é vice-presidente da Federação das Indústrias de Goiás, também contou parte da saga do General Couto Magalhães. Assim como Marconi, considera o militar um dos grandes estadistas da história do Brasil. “Um importante estadista até o século XIX. Até que surgiu em Goiás um homem chamado Marconi Ferreira Perillo Júnior”, fez referência ao governador. “A maior parte dos goianos considera o senhor um estadista. Um homem que não dorme cedo e nem levanta tarde e que governa para as próximas gerações. Precisamos de estadistas como Marconi e como o General Couto Magalhães”, ressaltou.
 
 A obra traz detalhados relatos da trajetória do general Couto Magalhães que percorreu, com companheiros de excursão, “nada menos de 176 léguas em 35 dias, além das diversas explorações que teve de fazer em serras e em lagos”. ‘Viagem ao Araguaia’ foi o prólogo que empreendeu, “para o bem da navegação do grande rio”, observou Antônio Almeida.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351