Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Música clássica

Filarmônica de Goiás e Orquestra Jovem se apresentam juntas em Goiânia

Concertos serão no CCON | 28.09.16 - 16:09 Filarmônica de Goiás e Orquestra Jovem se apresentam juntas em Goiânia (Foto: divulgação)

A Redação

Goiânia -
O mês de outubro vai ser especial para a Orquestra Filarmônica de Goiás. É que dentro do calendário de concertos musicais previstos para o mês estão duas participações especiais da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. As apresentações vão contar com 115 músicos no palco para interpretar a consagrada Sinfonia n.1 “ Titã” do compositor Gustav Mahler. A obra “Variações sobre um tema de Haydin”, de Brahms, também integra a programação. 
 
A primeira apresentação será na quinta-feira (06/10), às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Já o segundo concerto será no domingo (09/10), às 11h, também no CCON. Todas as apresentações têm entrada gratuita. 
 
As Obras
A Sinfonia n.1 de Mahler é considerada um poema sinfônico e está estruturada em quatro movimentos. O personagem principal da composição é Titã, o personagem central do romance de um escritor alemão. 
 
O compositor inicia o movimento com o contrabaixo tocando em forma menor a famosa cantiga de ninar francesa “Frère Jacques”. Neste movimento o tímpano simboliza os passos das pessoas que acompanham o funeral. Segundo descrições de diversos musicólogos, esse movimento costumava deixar diversos ouvintes tristes.
 
O compositor alemão Johannes Brahms nasceu em Hamburgo em maio de 1833 e morreu em Viena em abril de 1897. Ele escreveu a obra “Variações sobre um tema de Haydn” em duas versões, uma para dois pianos, e outra, para orquestra.  A obra é composta por oito variações e uma delas, denominada “ Coral de Santo Antônio”, é baseada em uma melodia religiosa popular.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351