Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

2 de setembro

Segundo CD do grupo Passarinhos do Cerrado será lançado em Goiânia

Banda goiana comemora 10 anos na estrada | 18.08.16 - 15:29 Segundo CD do grupo Passarinhos do Cerrado será lançado em Goiânia (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia - 
O grupo goiano do coco Passarinhos do Cerrado vai lançar em Goiânia no dia 2 de setembro, no Martim Cererê, seu segundo CD, gravado em Recife. O lançamento faz parte das comemorações de 10 anos do grupo, que ainda contará com a gravação de seu primeiro DVD ainda este ano. A festa em Goiânia ainda terá apresentação do grupo Maracatu Alto Riviera e discotecagem do DJ Macambira.

 
O CD conta com 13 faixas, todas autorais assinadas por Rodrigo Kaverna. O nome que leva o álbum reflete a proposta deste trabalho. As canções remetem às origens, não só do compositor, como do grupo, da música feita por ele e do povo goiano. Por isso a presença de torés indígenas em quatro faixas (Folha Amarela, Primeiros a Chegar, Toré Acirandado, Toré de Abertura/Origens), expressando as origens de Kaverna, bisneto de Avá Canoeiro, e de Goiás. Essas músicas não são apenas memória aos ancestrais, mas uma forma de resistência dessa cultura viva e latente, apesar do genocídio que faz hoje de Goiás um dos estados com menor número de indígenas do Brasil atualmente.

Formada por Bruna Junqueira, Cléber Reizim, Milca Francielle, Nádia Junqueira e Rodrigo Kaverna, a banda contou com ajuda de muitas pessoas para conseguir viabilizar o projeto. Além da verba da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o grupo recebeu mais de R$20 mil captados por meio de financiamento coletivo pela internet. Mais de 200 pessoas apoiaram a campanha #EuQueroOrigens e viabilizaram a gravação em Recife, Pernambuco.
 
O CD foi gravado e mixado no Fábrica Estúdio e masterizado no Estúdio Unimaster, ambos em Recife, no segundo semestre de 2015. A oportunidade de realizar este trabalho na terra do coco proporcionou a produção artística assinada por Juliano Holanda e participações especiais de peso, como Siba, A Matinada, Bongar e Lucas dos Prazeres. Juliano Holanda, que também é músico da Orquestra Contemporânea de Olinda, é arranjador, instrumentista e compositor de mais de 100 músicas gravadas.
 
O outro pé do grupo, contudo, está bem enraizado em Goiás. O CD também conta com as participações de indígenas da etnia Krahô, da Congada Santa Efigênia, de Niquelândia, dos barulhos dos carros de bois de Mestre Reis (Damolândia) e de membros do projeto Ninho Cultural. As violas caipiras goianas também foram registradas no disco pelas mãos de Pedro Vaz e Diego Lobo.
 
O primeiro CD do grupo, Coco de Folia, gravado em 2011, já registrava a ousadia empreendida pelo Passarinhos do Cerrado: misturar o coco nordestino com a identidade cultural e musical goiana. O resultado foi a criação do ritmo Coco de Folia, que começou desenhando uma nova batida, com um tipo de melodia e de letras e uma nova forma de canto. As influências da Congada e da Folia de Reis, sobretudo, estão presentes nesta criação. Esta identidade é consolidada neste novo álbum, em que o trabalho tem claramente um pé no Nordeste, no ritmo coco, nas influências afro-indígenas e outro no coração do Cerrado.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351