Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

16 a 21 de agosto

Fica 2016 terá show nacional no encerramento

Festival foi lançado na Cidade de Goiás | 26.07.16 - 15:23 Fica 2016 terá show nacional no encerramento (Foto: Eduardo Ferreira)
A Redação
 
Goiânia - A 18ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) foi lançada oficialmente nessa terça-feira (26/7), no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. O evento, que vai ser realizado entre os dias 16 e 21 de agosto, na antiga capital do Estado, vai debater a produção de alimentos e conservação do Cerrado. Uma das novidade vai ser a volta de um show nacional no encerramento do festival. 
 
Na cerimônia, o governador Marconi Perillo falou da alegria de realizar o evento, já consolidado no calendário cultural goiano. Marconi apresentou a tela do artista goiano Rodrigo Godá, que ilustra essa edição do Fica. “Esse festival celebra as artes visuais, o cinema, meio ambiente, música e a cultura”, disse. 
 
Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, o lançamento na Cidade de Goiás tem uma razão especial, que é aproximar o Festival da comunidade.  “Nessa edição de 2016, em que atinge a maioridade, o festival está mais conectado com a comunidade do que nunca, focado na valorização de Goiás, do cinema, do Cerrado como grande fronteira alimentar do mundo.”, disse a secretária. 
 
Para a secretária, o tema central vai ser focado no consenso possível entre a produção de alimentos e a conservação ambiental. Raquel Teixeira explicou que os fóruns do festival vão trazer três eixos centrais: Governança territorial, preservação ambiental e segurança alimentar.
 
A programação do festival é composta por seis mostras de cinema: Mostra Competitiva, 8ª Mostra Infantil - Fica Animado, 14ª Mostra ABD Cine Goiás, Mostra Paralela do Cinema Brasileiro, Mostra de Lançamento Nacional e Mostra de Vídeo Escolar – Se Liga no Fica. Fórum de Cinema e Fórum Ambiental, debate com cineastas e atrações musicais completam a programação.
 
Toda a programação do Fica 2016 é gratuita e aberta ao público. A inscrição para cursos e oficinas foi aberta nessa terça-feira (26) e podem ser feitas pelo site oficial do festival.
 
Cinema
Para o coordenador do Fica 2016, Lisandro Nogueira, o festival esse ano é marcado por duas grandes vertentes, O cinema de animação, com mostras, debates e fóruns focados nesse gênero, e um grande debate sobre games e cultura digital. “Nessa edição vamos discutir o que é cinema hoje, com uma mesa sobre atualidade do audiovisual e três importantes oficinas sobre documentário, experimental e cine ensaio”, explicou Lisandro.
 
O festival vai receber convidados de atuação reconhecida no cinema, como os atores Osmar Prado e Fabio Assunção, o diretor José Eduardo Belmonte, o maior fotógrafo do cinema brasileiro, Lauro Escorel, que vai presidir o júri, o fotógrafo e diretor de arte Adrian Cooper, os representantes da Green Film Network, Mário Branquinho, José Vieira e Eleonora Inusa e vários outros grandes nomes de peso no cinema mundial.
 
A Mostra Competitiva vai distribuir R$ 280 mil em prêmios, R$ 40 mil a mais que nas edições anteriores. O público vai poder conferir 22 produções com temática ambiental, sendo 12 estrangeiras e 10 brasileiras. A participação internacional fica por conta de produções da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México. Entre os brasileiros, 4 filmes são goianos. Além de Goiás, participam filmes dos estados do Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e São Paulo.
 
Meio Ambiente 
Nesta edição o festival traz para o centro das discussões a questão da preservação ambiental e a produção de alimentos no Bioma Cerrado. O Fórum Ambiental vai ter como tema O Caminho para um futuro sustentável: governança territorial, proteção ambiental e segurança alimentar.
 
Música  
Uma das novidades vai ser é a presença de Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, que vai realizar um concerto especial com suas canções e de seu avô sobre a natureza. O show vai ser no Palácio Conde dos Arcos. A programação musical também vai contar uma atração nacional no encerramento e 14 shows de artistas goianos estão sendo preparados. Os nomes ainda não foram divulgados.
 
Comunidade  
A Cidade de Goiás vai receber o projeto Fica na Comunidade, que esse ano desenvolveu o Se Liga no Fica, com oficinas de produção audiovisual nas escolas públicas da cidade. O resultado dessas oficinas vai ser um filme curta-metragem.
 
A Seduce também está realizando o primeiro Concurso de Produção de Texto do festival, com o tema: O que fica do Fica? Alunos da rede estadual de educação vão participar do festival e, depois, produzir textos sobre suas impressões e vivências. O prêmio para os dez finalistas vai ser uma viagem ao Rio de Janeiro para conhecer o Museu do Amanhã. A cerimônia de premiação vai ser no dia 30 de setembro, no Palácio Conde dos Arcos.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351