Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Em Asolo

Festival na Itália homenageia Cora Coralina

Evento reúne cineastas de vários países | 31.10.15 - 09:12

Cartazes com a foto de Cora estão espalhados por toda cidade (Foto: João Unes)

 
João Unes
 
Asolo, Itália - A poetisa Cora Coralina é a grande homenageada da 34ª edição do tradicional Festival de Cinema sobre Arte e Biografias de Asolo, no Nordeste da Itália.
 
Pelas ruas da cidade histórica, habitada desde o século 1° A.C., enormes cartazes com a foto da brasileira que cantou a antiga Vila Boa dão o tom goiano deste que é um dos mais tradicionais festivais de cinema da Itália.
 
Na solenidade de abertura, realizada na noite de sexta-feira (30/10) no Teatro Duse, a plateia formada por cineastas de vários países conheceu alguns dos célebres versos imortalizados por Aninha.
 

Diretor Ivan Lima (Foto: João Unes)
 
Cinco atrizes goianas dirigidas pelo premiado cineasta goiano Ivan Lima levaram ao palco principal do festival um pouco da história da poetisa. "Fiz um extenso trabalho de pesquisa sobre a obra de Cora e procurei trazer um pouco para os italianos", explicou Lima.
 

(Foto: João Unes)
 
"A cidade de Goiás e todo o Estado estão sendo homenageados com este tributo a Cora", disse a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira. Veja:
 

Secretária Raquel Teixeira
 
Raquel representou o governador de Goiás,  Marconi Perillo, na solenidade de abertura, ao lado do secretário estadual de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro.
 
"A contemporaneidade da obra de Cora Coralina tornam seus versos universais", definiu Cordeiro. Ele contou que a forte presença de Goiás se deve à liderança do italiano Attilio Zamperoni, que sempre prestigia o Festival de Cinema e Arte da cidade de Goiás (Fica).
 

Attilio Zamperoni
 
Além de Raquel e Cordeiro, representaram Goiás na abertura o presidente da Federação das Indústrias (Fieg), Pedro Alves de Oliveira, e o superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro.
 
A Universidade Federal de Goiás (UFG) tem três professores no júri do festival: Anselmo Pessoa, Raimundo Martins e Wolney Unes, que também é diretor do jornal A Redação.
 
O Art Film Festival vai até 7 de novembro, quando serão divulgados os vencedores. Confira um trecho da apresentação, concebida por Ivan Lima, que marcou a abertura do festival:
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351