Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Durante o Fica

Especialista espanhol estuda como alavancar turismo da Cidade de Goiás

Levantamento é financiado pelo Instituto Rizzo | 16.08.15 - 19:47 Especialista espanhol estuda como alavancar turismo da Cidade de Goiás (Foto: A Redação)
 
Mônica Parreira 
 
Goiânia - O ex-secretário de Turismo de Madrid, Raul Garcia Lopez, esteve na Cidade de Goiás durante a 17ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2015) para fazer um minucioso levantamento do turismo local. O estudo foi solicitado pelo Instituto Rizzo com objetivo de descobrir como incluir a antiga capital do Estado na lista de destinos preferidos dos turistas.
 
Garcia é formado em economia, trabalha com turismo há 12 anos e atualmente preside a ONG Aprende Turismo, uma plataforma que oferece cursos no ramo de forma gratuita e on-line. Na Cidade de Goiás desde quinta-feira (13/8), ele visitou os quatro cantos e conversou com moradores, comerciantes e participantes do Fica. Também se reuniu com a secretária de Turismo, Flávia de Brito Rabelo.
 
“Estou reunindo vários dados e também coletando as impressões dos nativos e visitantes. Tudo isso servirá de base para elaborar o diagnóstico turístico da cidade”, disse em entrevista ao jornal A Redação na tarde de sábado (15). “Já é possível perceber algumas coisas que precisam de mudança, como o reforço da rede hoteleira”, completou o especialista.
 
Presente para a cidade
O empresário Leonardo Rizzo acompanhou de perto todo o trabalho desenvolvido. “É um presente que o instituto dará a nossa querida Vila Boa”, disse ao projetar o que pretende fazer com o dossiê, que deve ficar pronto até o fim do ano. “Vamos apresentar aos governos do município e do estado, além de entidades afins, alternativas concretas para alavancar o nosso turismo. Acho que podemos caminhar juntos nisso”, disse Rizzo. 
 

(Foto: Thiago Jesus)
 
Para Garcia, a Cidade de Goiás tem geografia estratégica e deve explorar mais os recursos naturais. “Está entre montanhas, possui uma beleza exuberante e transmite acolhimento. Não tem perfil de cidade grande, e nem precisa, pois a singularidade dela está justamente nisso. Só acho que deveria haver mais pontos de apoio ao turista, mapas informativos e incentivo a passeios ecológicos. É tudo muito belo”, comentou. 

O pesquisador espanhol informou que ainda deve reunir outros dados sobre a antiga Vila Boa para descobrir o perfil do turista e também suas preferências. Além de traçar o perfil da cidade, Garcia incluirá propostas no documento. “Dá para fazer muitas coisas, como parcerias público-privadas e até envolver mais ainda o morador da região”, concluiu.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351