Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

De 11 a 16 de agosto

Fica começa ao som da Orquestra Sinfônica Jovem e Marcelo Barra

Parceria inédita emocionou público | 12.08.15 - 08:48
Kamylla Rodrigues
 
Cidade de Goiás – Em noite fria vilaboense, o Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo de Goiás, na Cidade de Goiás, foi palco para a abertura oficial da 17ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Em parceria inédita, o cantor goiano Marcelo Barra se juntou a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e juntos emocionaram o público.
 
A Orquestra Sinfônica deu início às apresentações com canções-ícone do cinema, como Psicose, de Alfred Hitchcock, e de Star Wars, de George Lucas. Os clássicos da cultura pop também fizeram parte do repertório, como a Uptown Funk, de Mark Ronson e Bruno Mars. Confira:
 
Sob a regência do maestro Andreyw Batista, a orquestra também interpretou 'Sweet Child O' Mine', da banda norte-americana de hard rock Guns N' Roses. A sonoridade inconfundível da canção de 1987 ganhou um estilo diferente e emocionante. Assita:
 
 
Marcelo Barra, o violonista Nonato Luiz e a orquestra embalaram canções regionais, que foram acompanhadas pelo coro que assistia atenta a apresentação. Confira um trecho de 'Goiás é mais':
 

Marcelo Barra afirmou que foi um desafio cantar com uma orquestra. “Não é a primeira vez, mas é sempre uma experiência emocionante, porque é algo que você não está acostumado a fazer. São vários instrumentos diferentes. É uma sonoridade diferente, mas é muito gratificante”, disse.  

Até domingo serão realizados 28 shows durante o Fica. Desta vez, todos artistas regionais, gente da terra que canta a cultura goiana. Confira a programação musical.
 
Durante a cerimônia de abertura, foram exibidos trailer dos 21 filmes selecionados para concorrer na Mostra Competitiva que este ano vai distribuir R$ 240 mil em prêmios para os ganhadores. “O governador criou este festival em 1999 e a consolidação de um evento deste nível mostra que ele acertou. A cultura fortalece toda uma nação. Espero que vocês aproveitem”, disse a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira. 
 
O vice-governador José Éliton, que representou o governador Marconi Perillo, afirmou que o Fica projeta Goiás para o mundo. “O evento é referencia na temática e se consolida como o maior  festival de cinema e vídeo ambiental da Amercia Latina. Sem dúvida, leva um debate relevante para o mundo”, finalizou. 
 
O homenageado desta edição é o artista plástico Frei Nazareno Confaloni, que deixou suas marcas na arte sacra da cidade. Muitos foram os discursos, mas o FICA 2015 quer ir além das palavras. Promete ser um alerta para a escassez da água. O tema deste ano é “O desperdício também mata”. 
 
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351