Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Depois de virar piada

Kelly Key escolhe marca feita por fã para turnê 2014

Vencedor é acusado de plágio | 08.08.14 - 11:41 Kelly Key escolhe marca feita por fã para turnê 2014 Kelly Key anuncia vencedor do concurso que escolheu a marca de sua turnê (Foto: reprodução/YouTube)
Yuri Lopes
 
Goiânia
- Quando Kelly Key lançou um concurso em seu Facebook para escolher a marca que usaria na turnê 2014 de seus shows, a cantora virou piada. Depois desse barulho todo, a cantora finalmente anunciou o desenho vencedor.
 
A marca, que venceu mais de mil concorrentes, já está estampada em camisetas que estão disponíveis em uma loja on-line parceira de Kelly. Veja o vídeo da cantora agradecendo a participação dos fãs:
 

Pouco depois do anúncio do logo vencedor, o blog Te Dou Um Dado apontou o que pode ser plágio ou "inspiração muito forte". A agência de Relações Públicas Katerina Kombercova Promotions, da República Checa, possui marca idêntica à escolhida pela equipe de Kelly. Confira:
 
O presidente da We Do Logos, empresa que organizou o concurso, Gustavo Mota, enviou um comunicado sobre o assunto para o site Adnews. Confira:
 
"Quando realizamos um concurso criativo na We Do Logos com o objetivo de gerar buzz, já estamos preparados para a polêmica que esta ação iria gerar. Foi assim quando lançamos o concurso e não seria diferente quando o mesmo seria finalizado. A parceria com a Kelly Key tinha o objetivo de viralizar mesmo e colocar em evidencia o relançamento da cantora.
 
Recebemos em nossa plataforma mais de 1000 criações feitas por 324 designers de todo país. Um enorme sucesso. Este foi um dos projetos com maior número de participação dos designers, mesmo em concursos promovidos na We Do Logos por empresas como Tecnisa e com um prêmio 7 vezes maior.
 
Esta mesma acusação foi feita quando a Agência Tátil divulgou a marca das Olimpíadas 2016 e quando a Lippincott Mercer divulgou o logotipo da Vale do Rio Doce. Esta mesma semelhança é encontrada em marcas como Chanel e Gucci, Ford e Carrier, Band e CBS dentre outras milhares de marcas.
 
Mas eu diria que antes de mais nada deveríamos começar do início. A base para criação de qualquer arte por parte dos designers em qualquer lugar do mundo é o briefing passado pelo cliente. Segue trecho:
 
“- Estrelas: Sempre foi uma marca forte dentro do antigo logotipo, difícil pensar em Kelly Key e não pensar nas estrelas, inclusive está em tatuagem na mão da cantora e na assinatura;”
 
“- Nome: Ter as duas opções: Kelly Key (nome completo) e as iniciais (KK), elas podem estar juntas também;”
 
Quando a cantora optou por uma identidade visual simples e com elementos universais, determinando o que gostaria de ver, obviamente as opções de criação acabam se limitando e caindo em um senso comum.
 
Após a decisão do designer vencedor pela equipe da Kelly Key, nós fizemos uma busca sobre a possibilidade do registro no INPI (o que é gratuito para todos os nossos clientes), como também uma busca pela internet. Tratando-se exclusivamente da letra K duplicada, é claro que poderiam existir criações similares mundo a fora. Realmente não encontramos este logotipo mencionado, mas existem outros com o mesmo conceito.
 
Levando em consideração as milhares de marcas criadas todos os dias mundialmente, seria inviável para qualquer empresa conseguir checar todas elas antes do desenvolver projetos. Como temos a liberação do INIP para registro e todo material e documentação do designer Azettermann, estamos muito tranquilos."
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351