Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

6º FAV Fashion

Desfile de alunos de Design de Moda traz circo como tema

Cada futuro estilista apresentará cinco looks | 28.10.11 - 12:26

Aline Mil

Fotos: Valéria Lopes

Colocar em prática tudo aquilo que os alunos aprenderam ao longo do curso. Esse é o objetivo do projeto de extensão Fav Fashion, protagonizado por formandos do curso de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás (UFG). A sexta edição dos desfiles será realizada nesta sexta-feira (28/10), no Centro de Eventos do Campus II da UFG, a partir de 19h30. Com temática circense e subtemas definidos por cada um dos futuros estilistas, o espetáculo é aberto ao público e a organização pede aos convidados a contribuição de 1kg de alimento não perecível (menos fubá e sal). Os alimentos serão doados ao hospital Araújo Jorge.

Mão na massa
A promessa é de um desfile divertido, inusitado e recheado de boas surpresas. Vestidinhos para cachorros, lingeries com nova modelagem e moda praia para modelos plus size são algumas das coleções mais esperadas desta noite. Os desfiles são resultado do trabalho de 14 alunos sob orientação dos professores de várias disciplinas, em especial na disciplina de estágio, ministrada pela professora Lavínnia Seabra. Durante cerca de um ano e meio, os alunos se dedicaram a refletir sobre suas coleções, desenhar croquis, construir moldes, costurar, produzir os looks, idealizar um ensaio fotográfico e planejar todos os destalhes do desfile.

Inspirada pelo colorido, pelas formas e pela psicodelia dos anos 60, a estudante Janaína Guimarães criou uma coleção com modelagem estruturada e com vestidos que lembram o formato de cones, para lembrar a lona da tenda circense. "Pedi para que minhas modelos andem devagar na passarela, para que as pessoas possam analisar com calma os detalhes das roupas", conta a aluna. Sem a obrigatoriedade do estágio no curso, os estudantes consideram o projeto importante para que experenciem a realidade da profissão. Para Janaína, o Fav Fashion é uma ótima oportunidade para colocar a mão na massa. Ela, que já fazia um estágio fora da Universidade, decidiu participar do desfile pra colocar em prática cada uma das etapas que um grande evento de moda demanda.

O início dos desfiles coincide com o encerramento do Encontro Nacional de Pesquisa de Moda (Econ), que esse ano foi sediado pela FAV/UFG, o que animou ainda mais os alunos. "O bacana da coincidência é que pesquisadores de fora também vão poder prestigiar as criações", conta Janaína. Cada um dos alunos produziu uma mini coleção com cinco looks e, ao todo, passarão pela passarela setenta modelos. Com patrocínio da Agência Mega, os alunos puderam escolher o perfil de cada uma das profissionais que vestirá cada uma das peças. "Alguns escolheram modelos mais fashion, mais magras. Outros preferiram modelos mais comerciais, com curvas. A proposta é exatamente mostrar essa diversidade", explica a aluna.

Colega de Janaína, Ariane Alves escolheu o circo burlesco, do século 18, como principal referência para a sua coleção. "Não queria modelos fantasiadas de dançarina na passarela, então fiz uma releitura desse universo", explica a futura estilista. Mesmo usando pedrarias, plumas, franjas e muito brilho, a intenção de Ariane é mostrar uma mulher moderna, atual e uma verdadeira dançarina do século 21.

Imprevistos

Já o estudante Bruno Souza decidiu usar como referência um poema de Antônio Bivar, recitado pela cantora Maria Bethânia em 1974, durante a turnê Drama 3º Ato. Os versos, melancólicos, inspiraram Bruno a criar uma coleção voltada para uma mulher forte mas, ao mesmo tempo, muito feminina. Para isso, o aluno utilizou tecidos encorpados, silhuetas ajustadas e criou looks para a noite. "No texto o autor cita a Estrela Dalva, que é o ponto chave da minha coleção. Há estrelas prateadas nas peças, que ligam todos os looks", explica Bruno. Assim como Janaína, o aluno também ressalta a importância do Fav Fashion para sua formação, pois teve que ultrapassar desafios e alguns imprevistos durante a confecção de sua coleção. "Não tinha muita experiência com costura e gostei bastante do resultado final das peças. Também tive que garimpar bastante para achar alguns materiais e, inclusive, tive que fazer a encomendas das estrelas em São Paulo. Por conta da greve dos correios, elas chegaram em cima da hora", relata Bruno, aliviado por ter conseguido fechar os looks em tempo.

Serviço:
6º FAV Fashion
28/10, sexta, às 19h30
Centro de Eventos da UFG (Campus Samambaia, saída para Nerópolis)
Ingresso: 1kg de alimento não perecível

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351