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Entrevista

Birman, CEO da Arezzo: "Nasci numa caixa de sapatos, é meu diferencial"

Empresário fala da rotina à frente da marca | 21.03.14 - 16:29 Birman, CEO da Arezzo: "Nasci numa caixa de sapatos, é meu diferencial" Alexandre Birman concede entrevista durante inauguração da nova Schutz (Foto: Karitha Oliveira)
Alexandre Parrode
 
Goiânia - Com apenas 37 anos, Alexandre Birman comanda uma das empresas brasileiras mais rentáveis do ramo da moda. Sempre presente nas listas das que mais vendem, a Arezzo viu, no último ano, seu criador, Anderson Birman, resignar a presidência e entregá-la a Alexandre, um de seus três filhos. 
 
A pouco mais de um ano como CEO da marca, Alexandre - que também é designer - esteve em Goiânia para a inauguração da segunda loja Schutz - uma das bandeiras da empresa - na capital.
 
O CEO chegou em seu jato particular por volta de 17 horas e já às 22 havia partido com destino a Brasília. Mas não sem antes ter sido assediado pelos convidados do evento, que tiravam fotos e aproveitavam para trocar experiências. É assim a rotina do presidente. 
 

Alexandre Birman posa com a franqueada Schutz Marcela Cunha durante coquetel no Goiânia Shopping 
(foto: Karitha Oliveira)
 
Em uma breve entrevista ao jornal A Redação, ele contou que o primeiro ano à frente da empresa foi de desafios, mas que está realizado. "Nesta quinta (20), tive uma reunião em teleconferência com todos os funcionários da empresa, eram mais de mil pessoas para fazer um balanço de 2013, que foi um ano de muito aprendizado, muita luta e de muitas conquistas", afirma. 
 
Um dos principais feitos da gestão Alexandre é ter conseguido renovar o carro chefe da empresa, a própria Arezzo. "Ainda neste primeiro semestre vamos inaugurar uma loja em Goiânia com o novo padrão arquitetônico da marca, que está incrível", comemora.
 
Já sobre a Schutz - voltada para um público mais jovem e que tem como foco o design - ele conta que a marca saiu de apenas 12 lojas em 2011 e chega, em 2014, a 70 franquias pelo país.
 
A expansão da marca se dá, também, através do web commerce (comércio on-line). "Investimos muito e queremos crescer nos canais on-line. A Schutz tem grande aderência nas mídias sociais, são 500 mil seguidores no Instagram e 1 milhão de curtidas no Facebook", conta. 
 
Alexandre tem sua marca própria, a Alexandre Birman, que recentemente teve sua proposta de valor (branding) fortalecida. Segundo informações, o nome não se restringe ao mercado brasileiro. O designer já desenhou sapatos para artistas internacionais como Jessica Alba, Demi Moore e Katy Perry. 
 

Alexandre Birman mostra modelos à atriz norte-americana Leighton Meester (Foto: reprodução/Internet)
 
Por falar em desenhar, quando questionado se ainda há tempo para dedicar à criação, ele não pestanejou: "nasci em uma caixa de sapatos, este é meu diferencial como CEO, eu participo, sim, da parte dos produtos".
 
Para explicar a relação com as áreas de atuação, ele brinca que elas são como roupas. "Cada hora estou 'vestido' de um jeito". E segue: "Dedico bastante tempo não só à minha própria marca, mas estou à frente de todos os projetos. Tenho uma equipe forte em cada bandeira e estou por dentro de tudo." 
 
Esta foi a terceira vez que Alexandre veio a Goiânia. Se gosta da cidade? "Adoro", respondeu. 
 
Antes de se despedir, o CEO fez questão de tecer elogios aos detentores das franquias em Goiânia: o casal Mazé e Ademir Cunha (Arezzo) e os filhos, Marcela e Thiago (Schutz). "Tenho muito orgulho de acompanhar o sucesso da marca. Aqui estamos muito bem representados pela família Cunha, que desenvolve um trabalho incrível", arrematou. 
 

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