Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Divino Pai Eterno

Igreja Matriz de Trindade se torna patrimônio cultural do Brasil

Festa do Bonfim também ganhou título | 06.06.13 - 09:47 Igreja Matriz de Trindade se torna patrimônio cultural do Brasil Igreja do Divino Pai Eterno ganha título de patrimônio cultural brasileiro (Foto: divulgação/Prefeitura de Trindade)
Yuri Lopes

Goiânia
- O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou, nesta quarta-feira (5/6), o tombamento da Igreja do Divino Pai Eterno, em Trindade. Os conselheiros se reuniram na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. Além da tradicional igreja goiana, a Festa do Senhor do Bonfim, na Bahia, também ganhou o título.
 
A igreja materializa a ocupação do interior do país, em que pessoas simples, amparadas em sua fé e movidas por um ideal comum, migram, instalam-se em uma porção de terra e sacralizam o que então era um lugar comum. A construção tem relação direta com a romaria de cerca de 2,5 milhões de devotos que acontece anualmente à cidade e, desde sua primeira construção, em 1843, é polo dinamizador dessas expressões culturais, sendo um componente referencial do evento.
 
A igreja do Divino Pai Eterno já havia recebido, em setembro de 2012, o título de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, também concedido pelo Iphan.
 
Eleição
O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia.
 
Ao todo, são 22 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do Iphan.
 
Os primeiros registros católicos em Trindade são de 1848, quando foi construída a primeira capela. Uma segunda capela, desta vez maior, foi edificada às margens do Córrego Barro Preto. Uma terceira capela foi erguida em 1876.
 
Já o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno foi inaugurado em 1912. Este primeiro Santuário passou a ser mais conhecido como Santuário Velho, e é a Paróquia Matriz de Trindade.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 06.06.2013 21:14 Beatriz Otto de Santana

    A Igreja do Divino Pai Eterno recebeu ontem, 5/6, o título de Patrimônio Cultural Brasileiro. Em setembro de 2012 o que ocorreu foi a notificação no Diário Oficial da União de que o bem estava em processo de tombamento.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351