Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Longas são exibidos no Lumière Bougainville | 29.04.13 - 09:54
Leonardo Reis conta que objetivo do Festival Variluz é promover intercâmbio cultural entre países (Foto: Mais Comunicação) Yuri Lopes
Goiânia - Mais uma vez o Cinema Lumière recebe a edição goiana do Festival Varilux de Cinema Francês, que será realizado em 45 cidades de 1 a 16 de maio. Em Goiânia, o festival será apresentado de 3 a 9 de maio, na sala 5 do cinema do Shopping Bougainville. O projeto vai exibir 15 produções recentes, nos mais variados gêneros e a maioria ainda inédita no Brasil.
Organizado em Goiânia pela Aliança Francesa, o maior objetivo do festival é promover o diálogo entre as culturas brasileira e francesa. Para o presidente da Aliança Francesa em Goiânia, Leonardo Reis, o evento é uma forma de oferecer ao público filmes que normalmente não entram no circuito comercial da maioria dos cinemas. "Estamos doutrinados com o cinema hollywoodiano, e acho importante ter outras opções, outras visões, e o cinema francês é uma ótima alternativa para conhecer linguagens e enredos diferentes", considera Leonardo.
Segundo o presidente da Aliança Francesa, iniciativas como o Festival Varilux ajudam a promover a troca de experiências, aumenta a curiosidade sobre a França e promovem o intercâmbio entre as nações. Leonardo ressalta que este trabalho vem sendo feito há muito tempo. Ele lembra que desde 2005, quando foi celebrado o ano do Brasil na França, os laços entre os dois países vem se estreitando.
Sessão de Estreia
A sessão especial de abertura do Festival será realizada no dia 30 de abril, apenas para convidados, com exibição do filme Minha Rainha (Les Adieux à la Reine).
Confira os 15 filmes da seleção e a programação completa:
A Datilógrafa (Populaire)
Aconteceu em Saint-Tropez (Des gens qui s’embrassent)
Adeus, Minha Rainha (Les Adieux à la Reine)
Além do Arco-Íris (Au bout du conte)
Anos Incríveis (Télé Gaucho)
Camille Claudel 1915 (Camille Claudel 1915)
Feito Gente Grande (Du vent dans mes mollets)
Ferrugem e Osso (De rouille et d'os)
O Homem Que Ri (L’homme qui rit)
O Menino da Floresta (Le jour des corneilles)
Os Sabores do Palácio (Les Saveurs du Palais)
Pedalando com Molière(Alceste à Bicyclette)
Prenda-Me (Arrêtez-moi)