Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Mulher na tela

Cine Cultura exibe mostra "O Feminino no Cinema"

Confira programação completa | 22.03.13 - 12:20 Cine Cultura exibe mostra "O Feminino no Cinema" 'Papel Não Embrulha Brasas' integra a programação da mostra que está em cartaz no Cine Cultura (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia
- O Cine Cultura apresenta a partir desta sexta-feira (22/3) a Mostra O Feminino no Cinema, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira) e a Cinemateca Francesa. A mostra é uma comemoração ao mês dedicado às mulheres. Serão exibidos 7 filmes nos quais a mulher tem papel central. Os filmes mostram os diferentes lugares ocupados pela mulher na sociedade. 
 
A Mostra abre com a exibição da polêmica obra-prima de Max Ophüls, “Lola Montès” de 1955, filme retirado das mãos de seu diretor e banido por muito tempo por contar a história de uma cortesã, amante da alta aristocracia francesa do século XIX, e que, depois capturada, é transformada em atração de um circo, tendo sua vida transformada num espetáculo. A exibição do filme no primeiro dia da mostra (22/3) será seguida de debate com a cineasta e produtora cultural Alyne Fratari.
 
Integra também a mostra outro clássico absoluto do cinema mundial: “A Grande Testemunha”, de Robert Bresson, filme que acompanha sob o olhar de um jumento, o crescimento de sua dona e suas desventuras diante da vida. O longa, de 1966, fala de maneira atual sobre a condição da mulher na sociedade ocidental, encerrando a mostra na quinta-feira, dia 28/3. A exibição será seguida de debate com a professora e realizadora audiovisual Lisa França.
 
A programação da Mostra “O Feminino no Cinema” tem muitos destaques. O imperdível libelo à liberdade feminina dirigido pela grande Agnes Varda, “Sem Teto e Sem Lei” (1985), que conta com a interpretação magistral de Sandrine Bonnaire, é uma das raridades apresentadas. Há também o documentário “Ao Lado de Mathilde” (2004), incrível experiência sobre o encontro e o processo criativo de duas grandes artistas francesas, a cineasta Claire Denis (uma das mais importantes diretoras do cinema contemporâneo) e a coreógrafa Mathilde Monnier.
 
Não se pode esquecer ainda de filmes importantes e bastante reflexivos como a obra-prima do cineasta cambojano Rithy Panh (outro grande do cinema contemporâneo), “Papel Não Embrulha Brasas” (2006), documentário sobre o processo de exclusão social de prostitutas na cidade de Phnom Penh. Outro documentário é o intimista “O Nome dela é Sabinne” (2007) dirigido pela atriz Sandrine Bonnaire, sobre a sua relação com a sua irmã autista, através de imagens captadas durante 25 anos.
 
Por fim, integra a mostra o segundo belíssimo longa da jovem cineasta Mia Hansen Love, “Tudo Perdoado”, sobre uma menina que acompanha a crise familiar desencadeada pelo abandono do pai que, sendo usuário de drogas, abandona a família para ficar com outra mulher. Alguns anos depois pai e filha se encontram para um emocionante acerto de contas.
 
Sexta-feira (22)
Lola Montés
 
Sábado (23)
Do Lado de Mathilde
 
Domingo (24)
Tudo Perdoado
 
Segunda-feira (25)
O Nome dela  é Sabine
 
Terça-feira (26)
Sem Teto e Sem Lei
 
Quarta-feira (27)
Papel Não Embrulha Brasas
 
Quinta-feira (28)
A Grande Testemunha
 
 
Serviço:
Mostra O Feminino no Cinema
Período: 22 a 28 de março
Hora: 19h30. 
Local: Cine Cultura – Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Cívica nº 2.
Entrada gratuita 
Mais informações no site do Cine Cultura.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351