Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

História política

Câmara lança coletânea com discursos do impeachment de Collor

Obra também traz reprodução de áudio | 10.09.12 - 12:49
A Redação

Goiânia - O Departamento de Taquigrafia da Câmara dos Deputados relançou o livro Escrevendo a História, que tem em um único volume os debates que antecederam o processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, ocorrido há 20 anos. O livro foi produzido para o portal da Câmara dos Deputados. A coletânea pode ser conferida gratuitamente aqui.

A coletânea traz a transcrição e o áudio de 14 discursos proferidos por oito parlamentares, entre eles, apoiadores e críticos do governo Collor. Um dos pronunciamentos é o do presidente da Câmara dos Deputados na época, Ibsen Pinheiro (RS), que recebeu o pedido de impeachment feito por Barbosa Lima Sobrinho, então presidente da Associação Brasileira de Imprensa, e Marcelo Lavenère, que estava à frente da Ordem dos Advogados do Brasil. “O que o povo quer, esta Casa acaba querendo”, afirmou Ibsen. Também constam da coletânea os argumentos de Barbosa Lima Sobrinho e de Marcelo Lavenère que embasaram a denúncia contra Collor.
 
Como parte do contraditório, a coletânea traz o discurso feito pelo ex-presidente quando tomou posse como senador por Alagoas, em 15 de março de 2007, depois de ter retomado seus direitos políticos. Durante três horas e meia e ao longo de 99 páginas, Collor faz um balanço sobre a crise que levou ao seu impeachment em 1992. Concluiu dizendo: "Eu não vim para lastimar o passado. Vim para sepultar de vez esta dolorosa lembrança”.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351