Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Mostra Competitiva

Programação do 20º Fica contemplará 10 filmes brasileiros

Evento vai de 5 a 10/6, na cidade de Goiás | 25.05.18 - 07:56 Programação do 20º Fica contemplará 10 filmes brasileiros (Foto: Divulgação)
 
A Redação
 
Goiânia - A 20ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) contará com 10 filmes nacionais na Mostra Competitiva. O evento, que ocorre de 5 a 10 de junho na cidade de Goiás, é uma porta aberta para a exibição de produções brasileiras. Toda a programação é gratuita. 
 
A professora do curso de Cinema da Universidade Estatual de Goiás (UEG) e integrante do júri de seleção, Ceiça Ferreira, destaca a diversidade de estados representados na mostra. Ao longo dos cinco dias de programação, serão exibidas obras do Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás.

Rafael Amorim, roteirista e diretor de Nanã, curta pernambucano que faz parte da programação da mostra, acredita que a seleção de obras produzidas fora do eixo Sudeste oferece uma oportunidade de democratização dos espaços de exibição. O curta de Amorim aborda a noção de progresso da cidade e como os investimentos privados afetam moradores e meio ambiente.
 
Frequências é o segundo título pernambucano na mostra. O documentário é o sétimo filme do olindense Adalberto Oliveira, que já teve uma outra produção, Milagres, exibida na edição passada do Fica. Adalberto conta que Frequências é o segundo filme de uma trilogia intitulada Identidades. O filme é um documentário experimental sobre o farol de Olinda e analisa a relação do monumento com os trabalhadores que vivem em seu entorno e com o projeto de urbanização da cidade.
 
A reflexão sobre a cidade aparece também em A Câmera de João, curta do goiano Tothi Cardoso. Segundo o diretor, o filme é uma reflexão sobre a memória de Campinas, bairro histórico de Goiânia. Através da fotografia e dos fragmentos de lembranças do seu avô, João descobre passado e presente, lugares e coisas. O curta chega à mostra competitiva do Fica um ano após sua estreia, que aconteceu na última edição da Mostra ABD. Tothi também celebra a exibição do filme com audiodescrição na mostra paralela dedicada a pessoas com deficiência visual.
 
O Malabarista
Os goianos também serão representados pelos documentários A Viagem de Ícaro, Diriti de Bdé Buré e O Malabarista, este último uma animação sobre o cotidiano de malabaristas de rua em meio à monotonia da cidade. Diriti de Bdé Buré é de roteiro e direção da goiana Silvana Beline. O curta aborda a preservação da cultura indígena a partir da perspectiva de uma ceramista. A questão indígena aparece também no longa-metragem Um Filme para Ehuana, documentário da carioca Louise Botkay. O filme aborda a preservação dos povos indígenas a partir da trajetória de uma protagonista mulher.
 
De acordo com uma pesquisa da Ancine, os homens correspondem a cerca de 78% dos diretores de filmes produzidos no Brasil. A direção é assumida por mulheres em somente 19% das produções. As mulheres aparecem em peso nesta edição do festival. Cinco filmes foram dirigidos ou co-dirigidos por mulheres, como é o caso do goiano A Viagem de Ícaro, um documentário sobre um catador de materiais recicláveis que tem um sonho impossível. Construindo Pontes também é encabeçado por uma mulher, a paranaense Heloisa Passos. Com sensibilidade, o filme aborda a ditadura militar a parte das posturas incisivas de um pai e uma filha. A discussão surge a partir de uma coleção de filmes em Super-8.
 
Construindo Pontes
A relação entre ser humano e natureza é outro tema de destaque nesta edição do Fica. A animação carioca Plantae reflete o desmatamento do ponto de vista de um madeireiro que, ao derrubar uma grande árvore no meio da floresta, se depara com uma reação inesperada da natureza. Já o documentário Aracati, uma co-proudção entre Rio de Janeiro e Ceará, pondera o vínculo entre paisagem e homem no vale do Jaguaribe, acompanhando a rota do vento Aracati.
 
Todos os filmes serão exibidos na programação da Mostra Competitiva do Fica 2018, e concorrem a R$ 280 mil em prêmios e troféus. O Festival Internacional de Cinema Ambiental é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351