Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

No IFG - Câmpus Goiânia

Goiânia Art Déco Festival segue até dia 26 de maio com diversas atrações

Entrada é gratuita | 24.05.18 - 21:29 Goiânia Art Déco Festival segue até dia 26 de maio com diversas atrações (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
O Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia é uma das instituições que estão na organização do Goiânia Art Déco Festival, que busca inserir a capital dentre o circuito internacional de eventos das cidades Art Déco no mundo. O evento, que iniciou no último dia 18 de maio, com programação na Vila Cultural Cora Coralina e na sequência no Instituto Lato Sensu, prossegue nos dias 25 e 26 de maio, com palestras, exposições, oficinas, passeios artísticos e muitas outras atividades culturais gratuitas no IFG - Câmpus Goiânia
 
Serão realizadas cerca de 18 atividades no IFG – Câmpus Goiânia. Para participar das palestras, oficinas, debates e passeios, os interessados devem se inscrever pelo site do Instituto Lato Sensu. Os inscritos receberão certificados de participação.
 
No IFG – Câmpus Goiânia, a programação do festival começa no dia 25, a partir das 8 horas, com exposição de desenhos: Patrimônio Adormecido, de Gutto Lemes, e será aberta ao público a exposição fotográfica Eu Curto e Cuido, organizada pela Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia, com fotos que mostram as celebrações de inauguração de Goiânia durante o Batismo Cultural da cidade, no qual parte das comemorações ocorreram nas dependências da antiga Escola Técnica de Goiânia (atual IFG - Câmpus Goiânia) e mais fotografias sobre o passado e o presente da instituição. A mostra de desenhos e a exposição fotográfica serão realizadas no foyer do Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.
 
Ainda no dia 25, às 10 horas, acontece o passeio artístico com visita guiada pelas obras de arte existentes no câmpus, sob a supervisão da professora do IFG, Shirley Elias Vilela. No passeio artístico, o público poderá contemplar obras de renomados artistas goianos, como Gustav Ritter, Neusa Moraes, entre outros. Ao todo, serão realizados quatro passeios artísticos na programação do festival, nos dias 25 e 26 de maio. Para quem curte documentários, pode conferir o Cine Déco – Mostra de Documentários, em que serão exibidos os filmes: Patrimônio Adormecido Art Déco, Julie Agosto e Setembro, Minha Casa é o Parque, Life, Você Conhece o Lago das Rosas? Em Cada Tempo um Modo de Viver o Lago, com a curadoria do professor do IFG, Júlio Vann, às 13h30, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.
 
No IFG – Câmpus Goiânia, ocorrerão também palestras. No dia 25, às 10 horas, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia, a palestrante convidada Andréa Luísa Teixeira fará uma exposição A Influência Art Déco na Música após a Década de 20, em que tocará, pela primeira vez, após os anos de 1960, a peça Goiânia Jubilosa, escrita em homenagem ao então Senador da República e fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira. A peça é de autoria do músico belga Jean Douliez, que chegou nos anos de 1950 em Goiânia, mas sorveu muito do espírito Art Déco da cidade. À tarde, 15 horas, tem palestra: Um painel Art Déco na literatura goianiense nas décadas de 30 e 40 e influência da poética da Cidade na literatura brasileira, com as palestrantes convidadas, Maria de Fátima Gonçalves Lima e Elisabeth Abreu Caldeira Brito, também no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.
 
Na programação, tem atração internacional com palestra da arquiteta argentina, Adriana Elvira Piastrellini, que fará exposição sobre o tema: Art Déco nas Américas, no dia 25, às 19 horas, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. No sábado, dia 26, a programação do festival continua com as exposições fotográfica e de desenhos no Câmpus Goiânia e serão realizadas ainda oficina de confeitaria, com chef Guilherme Conrad, às 9 horas, e oficina de cervejas com o mestre cervejeiro Edmilson Silva, às 14 horas, ambas no Laboratório Gastronômico.
 
Para os amantes de veículos de época, haverá a exposição do Clube de Veículos Antigos de Goiás, às 13 horas, no estacionamento do câmpus. O público poderá conferir mais de 10 exemplares de carros das décadas de 1920 a 1970, dentre eles, os famosos Fordinhos.
 
Ainda no período da tarde, haverá apresentação cultural do grupo de chorinho do IFG, às 16 horas. E ao final do evento no dia 26, às 17 horas, os organizadores firmarão um Protocolo de Intenções, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia.
 
O Goiânia Art Déco Festival é idealizado pela ONYGO, com patrocínio do Instituto Lato Sensu e apoio institucional da Vila Cultural Cora Coralina, Governo do Estado de Goiás, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, SESC Goiás, ITEGO Basileu França e Prefeitura de Goiânia. Apoio cultural também da 588 Art Show, Castro’s Park Hotel, Prestígio Turismo, Cerveja Astúria, Clube de Veículos Antigos de Goiás (CVA), Luppa Criativa, Adba - Art Déco Argentina e UNIMED.
 
Ilustre patrimônio
O edifício onde hoje é o IFG – Câmpus Goiânia, na época da então Escola Técnica de Goiânia sediou parte da programação de inauguração da nova capital de Goiás, em 5 de julho de 1942, durante Batismo Cultural de Goiânia. Assim como as pioneiras edificações da capital, o prédio do atual câmpus foi concebido de acordo com o estilo arquitetônico Art Déco, proposto pelo arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima para o plano urbanístico de Goiânia.
 
É devido a esse patrimônio histórico e arquitetônico que o IFG - Câmpus Goiânia é reconhecido dentre os 22 edifícios públicos que compõem o acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2003. Além do tombamento junto ao Iphan, em 2003, o edifício e o terreno da Escola Técnica Federal de Goiás foram tombados, anteriormente, pelo Governo do Estado de Goiás, a cargo da Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira, como um dos 24 bens culturais materiais de Goiânia, conforme Decreto nº 4.943, de 31 de agosto de 1998.
 
Serviço
Goiânia Art Déco Festival
Quando: 25 a 26 de maio
Onde: IFG – Câmpus Goiânia (Rua 75, nº 46, Centro. Em frente ao Parque Mutirama).

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351