Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Luto

Morre o escritor goiano José Mendonça Teles

Grande nome da cultura goiana tinha 82 anos | 29.04.18 - 08:48 Morre o escritor goiano José Mendonça Teles (Foto: reprodução/Flores de Goyá)Adriana Marinelli

Goiânia -
 Considerado um dos maiores nomes da cultura goiana, o escritor José Mendonça Teles morreu na noite de sábado (28) em Goiânia. Ele tinha 82 anos e enfrentava a doença de Parkinson.
 
Filho de João Alves Teles e Celuta Mendonça Teles, José Mendonça nasceu em Hidrolândia em março de 1936. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás, historiador, poeta, cronista, ensaísta, dicionarista e jornalista, José Mendonça Teles é autor de mais de 30 livros relacionados à cultura goiana, entre eles: Vida e Obra de Silva e Souza, A Imprensa Matutina e General Curado - Estudo Biográfico.
 
Foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás durante 12 anos e presidente da Academia Goiana de Letras por 10 anos, ex-secretário de Cultura de Goiânia e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás.
 
Autor da letra do Hino Oficial do Estado de Goiás, José Mendonça Teles também coordenou vários projetos culturais goianos, entre eles o projeto resgate, idealizado pelo Ministério da Cultura. Com um legado incontestável, o goiano recebeu condecorações e medalhas em várias partes do País, inclusive a Medalha João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351