Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Circuito Cinema Popular

Projeto leva sessões do filme ‘As Duas Irenes’ a cidades do interior goiano

Ação será de 10 a 19 de maio | 26.04.18 - 08:41 Projeto leva sessões do filme ‘As Duas Irenes’ a cidades do interior goiano (Foto: Layza Vasconcelos)
A Redação

Goiânia
- O projeto Cinema Popular terá sua edição deste ano iniciada no dia 10 de maio, em Nerópolis. Até o dia 19 a iniciativa passará pelas cidades de Itaberaí, Itapuranga, Ceres, Silvânia e Piracanjuba, promovendo sessões públicas e gratuitas do filme “As Duas Irenes”, do diretor goiano Fábio Meira.  

A proposta de realizar um circuito itinerante de exibição de filmes surgiu há mais de uma década, mas a discussão principal do projeto continua atual. Segundo o último levantamento do IBGE, apenas 10% das cidades brasileiras possui sala de exibição. Como resultado disso, 46% da população brasileira, quase a metade, vive em municípios que não possuem salas de cinema; este foi o resultado do estudo Impacto Econômico do Setor Audiovisual Brasileiro, divulgado no fim de 2016.  

A democratização do acesso à cultura e a valorização das produções nacionais são o mote principal do circuito itinerante. Novas salas de exibição são inauguradas constantemente, mas a concentração geográfica delas continua dominante nas capitais ou nas cidades de grande porte - com mais de 500 mil habitantes.

“O Cinema Popular atua visando a redução dos níveis de exclusão audiovisual que atinge a população brasileira”, explica Maria Abdalla, coordenadora do projeto que tem realização do Icumam Cultural e Instituto.  

“Essa democratização do acesso ao cinema, principalmente às produções brasileiras, a circulação dessas obras e a formação de público para o audiovisual são os eixos fundamentais da ação. A satisfação de proporcionar um momento de entretenimento, lazer e cultura para a população de cada cidade participante é o estímulo que mantém o Cinema Popular ativo por todos esses anos”, finaliza Maria Abdalla.  

As Duas Irenes O filme escolhido para ser exibido neste 11º Circuito Cinema Popular é “As Duas Irenes”, escrito e dirigido pelo goiano Fábio Meira. Gravado e ambientado na cidade de Goiás, o longa-metragem traz as atrizes Priscila Bittencourt e Isabela Torres interpretando as duas Irenes.  

O ponto de partida do filme foi uma história que aconteceu na família do próprio diretor. O avô de Fábio Meira teve duas filhas com mulheres diferentes e colocou o mesmo nome nelas; aos 13 anos, ele descobriu o segredo do avô. A história o marcou e anos depois começou a escrever o roteiro. Foram sete anos até colocar a história das duas Irenes na tela.  

O filme integrou a mostra Generation do Festival de Berlim e venceu quatro prêmios no Festival de Gramado: melhor ator coadjuvante, para Marco Ricca; roteiro, para o também diretor Fábio Meira, e o de melhor filme para a crítica. Em outubro, ganhou o prêmio de "Melhor Filme - Sessão Ponto de Encontro" na 62ª Semana Internacional de Cine de Valladolid, um dos mais tradicionais festivais da Espanha.  

Programação

Data: 10 de maio (quinta-feira)
Horário: 20h
Cidade: Nerópolis – GO
Local: Praça São Benedito  

Data: 12 de maio (sábado)
Horário: 20h
Cidade: Itaberaí - GO
Local: Praça da Matriz  

Data: 14 de maio (segunda-feira)
Horário: 20h
Cidade: Itapuranga - GO
Local: Praça Castelo Branco  

Data: 16 de maio (quarta-feira)
Horário: 20h
Cidade: Ceres - GO
Local: Praça Cívica  

Data: 18 de maio (sexta-feira)
Horário: 20h
Cidade: Silvânia - GO
Local: Praça do Rosário    

Data: 19 de maio (sábado)
Horário: 20h
Cidade: Piracanjuba - GO
Local: Praça da Matriz

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351