Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Mônica Parreira
Mônica Parreira

É jornalista graduada pela PUC Goiás / monica.parreira@aredacao.com.br

Histórias das Olimpíadas

1948: Jogos de Londres

Evento é retomado após II Guerra Mundial | 21.07.16 - 10:58 1948: Jogos de Londres Chama olímpica chega ao estádio para cerimônia de abertura (Foto: COI)
 
Goiânia - No cenário esportivo, a II Guerra Mundial, que matou milhões de pessoas, provocou um período de 12 anos sem Olimpíadas. Tóquio seria a próxima sede, mas acabou desistindo porque ainda sofria os impactos da guerra.  Como Londres era a próxima da fila, herdou o direito de receber a competição na retomada do calendário.
 
 
O clima ainda era de tensão. Diversas nações solicitaram ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a exclusão de algumas delegações, como efeito da guerra. A Alemanha não foi convidada e o Japão preferiu ficar de fora. Além disso vários atletas morreram durante o conflito mundial, enfraquecendo o torneio.
 
Destaques e curiosidades
Londres marcou o nome de vários atletas, como o norte-americano Bob Mathias. Aos 17 anos ele conquistou ouro no decatlo. Foi o mais jovem a se tornar campeão em uma modalidade de atletismo. 
 
Já o húngaro Karoly Takacs superou a perda da mão direita, ocorrida em uma explosão de granada, e disputou medalha no tiro usando o braço esquerdo. Deu uma aula de superação para o mundo inteiro e ainda voltou para casa com o ouro. 
 

(Foto: COI)
 
O Brasil finalmente conseguiu encerrar um jejum de medalhas que já durava 28 anos: conquistou o bronze com a seleção masculina de basquete. Era o primeiro pódio em esportes coletivos. 
 
A edição dos Jogos de Londres ocorreu de 29 de julho a 14 de agosto de 1948. Foram 4.104 atletas de 59 nacionalidades diferentes. Os Estados Unidos mais uma vez provaram a força esportiva e faturaram 84 medalhas, quase o dobro que a Suécia, segunda colocada na classificação geral.  

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Mônica Parreira
Mônica Parreira

É jornalista graduada pela PUC Goiás / monica.parreira@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas