Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Othaniel Alcântara
Othaniel Alcântara

Othaniel Alcântara é professor de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador integrado ao CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), vinculado à Universidade Nova de Lisboa. othaniel.alcantara@gmail.com / othaniel.alcantara@gmail.com

Música Clássica

1933: a música chega a Goiânia

| 17.05.16 - 17:23
No ano de 1933, encontramos ao menos duas importantes datas relacionadas à História da Música de Goiânia. Melhor detalhando, a primeira delas - 27 de maio - diz respeito ao início dos trabalhos de organização do plano definitivo da cidade que seria a nova capital do Estado, conforme bases fixadas no Decreto N. 3.359, de 18/05/1933, assinado pelo Interventor Federal Dr. Pedro Ludovico Teixeira. Já a segunda, 24 de outubro, refere-se ao Lançamento da Pedra Fundamental1 da atual capital do Estado de Goiás.
 
Nas duas datas acima mencionadas, houve uma série de eventos de natureza política e religiosa e, como não poderia deixar de ser, a música ali se fez presente, por meio das apresentações de bandas, corais e de outros pequenos conjuntos instrumentais. Mas, de onde vieram esses músicos? 
 
Dos autores que se atentaram a relatar tais acontecimentos, alguns deles fizeram breves relatos acerca dos artistas responsáveis pelas primeiras atividades musicais na região destinada à construção da cidade que, apenas em 1935, receberia o nome de Goiânia.

Os primeiros deles [músicos] eram residentes na cidade vizinha - Campinas - também conhecida por Campininha das Flores, hoje, bairro da atual Capital goiana. Especula-se, ainda, que outros tantos teriam vindo de várias cidades do interior de Goiás.
 
A primeira Missa (27/05/1933)
 
Nesse sentido, conforme atesta a Irmã Áurea Cordeiro Menezes (1981, pp. 20 e 184), autora de O Colégio Santa Clara e sua Influência Educacional em Goiás, sabe-se que no dia 27 de maio de 1933, quando foi celebrada a primeira Missa no local da fundação de Goiânia, 
 
Foram as alunas do Santa Clara que a solenizaram com os cantos. Trepada em um tronco de árvore, ali tombado, Irmã M. Letícia acompanhou aquelas vozes juvenis, ao violino, enquanto que a Irmã M. Izabel fazia vibrar as teclas do harmônio, levado do Colégio para aquele local, e Irmã M. Benedita regia o coral. (Menezes, 1981, p. 184).
 
Em outro trecho, a autora diz ainda:
 
No dia 27 de maio de 1933, organizado pelo Dr. Carlos de Freitas, realizou-se um grande mutirão, do qual participaram fazendeiros e grande número de habitantes de Campinas, para a roçagem do local onde deveria ser construída a nova Capital, precedido de uma Missa - a primeira - oficiada pelo padre Conrado. Lá estava o Colégio Santa Clara, representado pelo coral composto de alunas, abrilhantando o ato religioso. (Menezes, 1981, p. 20).
 
Nas palavras de Márcia Regina, esta que assina o Capítulo “Colégio Santa Clara Patrimônio Cultural”, encontrado no livro Campininha das Flores e sua História (2010), organizado por Antônio Moreira da Silva e Ubirajara Galli,
 
O coral formado pelas alunas participou, em maio de 1933, de uma missa e de um mutirão para roçagem do local onde seria construída a nova Capital. A partir de então, todas as solenidades cívicas da cidade contaram com a presença do Santa Clara. (Regina, 2010, pp. 63-64).
 
No livro Memória Musical de Goiânia, o musicólogo Braz Wilson Pompeu de Pina Filho assevera que o Colégio Santa Clara é o pioneiro na educação musical das cidades de Campinas e Goiânia. Braz de Pina acrescenta que, a partir de sua fundação - em 1921 -, as irmãs franciscanas ofereciam aulas de “canto, violão, piano e harmônio” (Pina, 2002, pp. 13-14). 
 

 
Fonte: Campininha das Flores e sua História (2010)
Organizadores: Antônio Moreira da Silva e Ubirajara Galli
 


A segunda Missa (24/10/1933)

Em relação às solenidades ocorridas em 24 de outubro de 1933 - data do Lançamento da Pedra Fundamental de Goiânia - Ofélia Sócrates do Nascimento Monteiro (1938, p. 88) - fazendo referência à edição de 27 de outubro de 1933 do Correio Oficial de Goiás, afirma que o primeiro evento daquele dia foi uma missa campal. Esclarece a autora que essa celebração religiosa foi dirigida “pelo Padre Agostinho Forster, com acompanhamento do côro [sic] de alunas do Colégio S. Clara”.
 
É relevante informar que três das fontes consultadas para esse estudo disponibilizaram fotos referentes a pelo menos uma das aludidas missas. Contudo, foram encontradas incongruências nas legendas desse material. A legenda da foto abaixo, apresentada pela historiadora Irmã Áurea Menezes, diz: 
 
"Missa: Lançamento da Pedra Fundamental de Goiânia - Presente, o "Santa Clara" - 1935.

 
Fonte: O Colégio Santa Clara e sua Influência Educacional em Goiás (1981, p. 271)
Autora: Irmã Áurea Cordeiro Menezes
 

 
De fato, esta foto refere-se ao Lançamento da Pedra Fundamental da Catedral de Goiânia. Nesse caso, a Missa foi conduzida pelo arcebispo Don Emanuel, em 1935. De costas e com as mãos para trás (canto esquerdo da foto): Governador Pedro Ludovico Teixeira e o Sr. Hermógenes F. Coelho (presidente da Assembleia Legislativa ).
 
A foto seguinte consta dos trabalhos dos historiadores Ófélia Monteiro (1938, p. 91) e Iúri Ricon Godinho (2013, p. 98). No entanto, as legendas são desconexas. Na legenda grafada na página 98 do livro A Construção (2013), lê-se: “Alunas do Santa Clara preparadas para a apresentação musical durante a primeira missa”. 
 
Então, adotou-se para esse artigo, a descrição oferecida na edição de 1938 da obra Como nasceu Goiânia, de Ofélia Monteiro.
 
 
Alunas do Colégio Santa Clara, durante a Missa de Lançamento da Pedra Fundamental
(Segunda Missa: 24/10/1933)
Fonte: Como nasceu Goiânia - Ófélia Monteiro (p. 91).
 


Uma segunda foto (abaixo) presente no livro A Construção (2013, p. 98), do historiador Iúri Godinho, diz reportar ao dia 27 de maio de 1933, com os seguintes dizeres: “A missa do mês de maio, a primeira atividade naquela que seria a nova capital”. Todavia, face aos equívocos já apontados, não seria prudente fechar essa questão. 

 
Missa celebrada em Goiânia



As bandas de música
 
Ao que parece, a atuação de bandas de música naquele ano de 1933, no local onde seria erigida a atual capital do Estado de Goiás, aconteceu apenas no dia do Lançamento da Pedra Fundamental. Nesse sentido, Ofélia Monteiro, mais uma vez fazendo referência à edição de 27 de outubro de 1933 do Correio Oficial de Goiás, diz que “desde o amanhecer do dia 24 cruzavam-se os acordes de diversas bandas de música, que emprestaram um caráter festivo a todas as solenidades realizadas” (Monteiro, 1938, p. 88).
 
Embora não deixe clara a fonte utilizada, o historiador Iúri Ricon Godinho (2013, p. 88), em seu livro A Construção, diz que se tratavam de sons de “variadas bandas de diversas cidades do interior” tocando “marchinhas populares”. É importante mencionar que, na pesquisa bibliográfica efetuada para a elaboração desse texto, não foram encontrados maiores detalhes sobre as referidas bandas musicais, exceto pela banda da cidade de Campinas, a qual será contemplada nos parágrafos seguintes.
 
Por sua vez, Bariani Ortencio (2011, p. 142), acrescenta que, mais tarde, terminada a parte religiosa daquela solenidade (24/10/1933) que contou com a participação das alunas e professoras do Colégio Santa Clara, uma Banda de Música oriunda de Campinas/GO, regida por José Ferreira de Araújo interpretou o Hino Nacional Brasileiro.
 
Zé do Ó, como era conhecido o maestro José Ferreira de Araújo, embora nascido em Minas Gerais, é considerado o músico mais antigo da região (Goiânia e cidades próximas). Conforme atesta Braz de Pina (2002, pp. 11-12), o músico transferiu-se de Pirenópolis para a Cidade de Campinas/GO, no final do século XIX. Nesta cidade histórica, foi instrumentista da Banda de Música “Euterpe” dirigida pelo ilustre maestro Antônio da Costa Nascimento (Tonico do Padre). 
 
 
Fonte: Livro Memória Musical de Goiânia
Autor: Braz Wilson Pompeu de Pina Filho



Considraçãoes Finais

Após a instalação do Município, em 20 de novembro de 1933, vários outros músicos oriundos principalmente de Pirenópolis e de Vila Boa (Cidade de Goiás) chegaram à região visando explorar o novo mercado. Assim, mesmo antes de Pedro Ludovico Teixeira assinar o decreto de transferência do Governo Estadual para Goiânia (23/03/1937), as bandas2 de música já abrilhantavam eventos sociais e cerimônias de inauguração de importantes construções na cidade, tais como o Automóvel Clube(atual Jóquei Clube), fundado em 10/03/1935 e o Grande Hotel, inaugurado em 17/02/1937.
 
Quanto à implantação da música clássica na nova capital, o marco importante foi a transferência do Lyceu de Goyaz, da Cidade de Goiás para Goiânia, em 1937. Aqui, é importante expor que os corais e pequenos grupos instrumentais organizados pelo violinista e compositor Joaquim Édison de Camargo (1900-1966), então professor daquela instituição - do futuro Liceu de Goiânia - tiveram destaque no cenário musical goianiense nos anos seguintes. 
 
Tudo leva a crer que a prática da música instrumental (piano, instrumentos de cordas, instrumentos de sopros etc.) na Goiânia da década de 1930, era ainda incipiente. Por sua vez, parece ter havido uma robusta atividade no campo da música vocal. 
 
A propósito, como bem lembra Ângelo de Oliveira Dias (2008, p. 133), no artigo O Canto Coral em Goiânia: uma trajetória, na nova capital, "os primeiros registros importantes de uma atividade orfeônica sistemática” em Goiânia surgem, principalmente, em três instituições: no Liceu, no Instituto de Educação e na antiga Escola Técnica Federal [atual IFG]. E tais atividades corais, em uma primeira fase, estiveram centralizadas “nas figuras dos professores Joaquim Édison de Camargo, Nair de Morais, Edméia Camargo, Maria Lucy Veja Teixeira e Maria das Dores Ferreira de Aquino".
 
Mas as atividades musicais realizadas em Goiânia após o ano de 1933 serão temas de futuras colunas. Até a próxima!
 

NOTAS:

1) Em matéria veiculada pelo Diário da Manhã, no dia 24/10/2001, lê-se que o marco inicial de Goiânia, sua pedra fundamental, é alvo de polêmicas e controvérsias. Para o escritor Bariani Ortencio, “uns falam que a pedra está no Palácio das Esmeraldas e o mais indicado é que esteja lá; outros falam, ainda, que estaria no Setor Universitário”, teoria do historiador Nars Chaul. No entendimento do escritor José Sêneca, o local seria a Praça do Cruzeiro, local escolhido, inicialmente para a construção da primeira catedral de Goiânia (Ortencio, 2011, pp. 144-145).
 
2) Especificamente acerca das bandas de música, Braz de Pina (2002, p. 18) destaca os seguintes corpos artísticos: a Banda de Música da PM, transferida da Cidade de Goiás para Goiânia em 1936, A Jazz Band da PM, A Jazz Band considerada o primeiro conjunto de dança instalado na nova capital e a Jazz Band Imperial.
 
3) Sobre o Automóvel Clube, a professora Maria Helena Jayme Borges versa em seu livro A música e o piano na sociedade goiana (1805-1972): “Atendendo aos anseios da população por diversão, foi fundado, em abril de 1935, o Automóvel Clube de Goiás (futuro Jóquei Clube), tendo por finalidade intensificar o convívio social dos seus agremiados (...). Após sua inauguração, o Automóvel Clube tornou-se o centro das atividades sociais da cidade (...). Ali eram realizados bailes oficiais, de carnaval, de formaturas, promoções sociais e inúmeros recitais”. (Borges, 1999, p. 77, grifo nosso).
 
4) De acordo com a pesquisadora Maria Helena Jayme Borges, Goiânia recebeu seu primeiro piano no dia 10 de dezembro de 1935. O instrumento foi adquirido pelo Secretário Geral, Dr. Benjamin Vieira. E “seus primeiros sons, em Goiânia, foram tirados por sua filha, Angélica Vieira, que tocou nele no mesmo dia, logo após a sua chegada (...). O segundo piano a chegar a Goiânia pertencia à escritora Rosarita Fleury (...)”. (Borges, 1999, p. 77).
 

Leia na sequência:
 
 
- O Lyceu de Goiaz e a música (postado em 24/06/2016).

Joaquim Edison de Camargo (1900-1996)
Fonte: Livro A Música em Goiás (1981)
Belkiss Spencière Carneiro de Mendonça


- A música do cinema mudo em Goiás (postado em 18/08/2016).


"Orquestra Ideal" em fevereiro de 1927
Foto: Arquivo Pessoal de Fernando Cupertino
*Legenda no artigo


 
REFERÊNCIAS:

Borges, Maria Helena Jayme. A música e o piano na sociedade Goiana (1805-1972). Goiânia: FUNAPE, 1998.

Dias, Ângelo de Oliveira. "O Canto Coral em Goiânia: uma trajetória, na nova capital". Revista UFG, Goiânia, Ano X, Nº 5, dezembro de 2008.

Godinho, Iúri Rincon. A Construção: cimento, ciúme e o caos nos primeiros anos de Goiânia. Goiânia: Contato Comunicação, 2013.

Mendonça, Belkiss Spencière Carneiro de. A Música em Goiás. 2 ed. Goiânia: Editora da UFG, 1991.

Menezes, Irmâ Áurea Cordeiro. O Colégio Santa Clara e sua influência educacional em Goiás. Goiânia: Unigraf, 1981.

Monteiro, Ofélia Sócrates do Nascimento. Como nasceu Goiânia. São Paulo: Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais, 1938.

Ortencio, Bariani. História documentada e atualizada de Campinas (1810-2010). Goiânia: Kelps, 2011.

Pina (Filho), Braz Wilson Pompeu. Memória Musical de Goiânia. Goiânia: Kelps, 2002.
 
Regina, Márcia. "Colégio Santa Clara Patrimônio Cultural". In Silva, Antônio M.; Galli Ubirajara (orgs.), Campininha das Flores e sua História. Goiânia: Instituto Cultural José Mendonça Teles, Scala Editora, 2010.
 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 11.04.2024 23:50 Saulo Ribeiro

    Ótimo texto! Considero muito esclarecedor os trechos que tratam da cidade de Campinas originária dos primeiros músicos que performaram na jovem capital Goiânia. Destaco também no texto, a importância do Colégio Santa Clara na educação musical inicial da cidade. O detalhe de que a prática da música instrumental ainda era muito incipiente, enquanto as marchinhas populares e os coros eram muito praticados é muito interessante. As figuras dos professores Joaquim Édison de Camargo, Nair de Morais, Edméia Camargo, Maria Lucy Veja Teixeira e Maria das Dores Ferreira de Aquino como os pioneiros nos corais é um ótimo destaque do texto, assim como a existência de Jazz Band das polícias.

  • 01.02.2024 15:27 Amanda Silva Cordeiro

    O texto é uma bela homenagem à música de Goiânia, que é uma das manifestações culturais mais vibrantes e variadas do Brasil. O autor consegue transmitir a sua admiração e emoção ao visitar o MIS-GO, e nos convida a fazer o mesmo. Ele nos apresenta um panorama histórico e artístico da música na cidade, desde os seus primórdios até os dias atuais, mostrando a sua evolução e diversidade. Ele também nos faz refletir sobre o papel da música como uma forma de resistência e transformação social, que expressa os sentimentos, as ideias e as lutas do povo goiano. O texto é uma ótima forma de conhecer outros meios da cultura do meu próprio estado e que eu, como goiana, não sabia tanto sobre. É algo para se orgulhar.

  • 28.01.2024 18:50 Gabriel Costa Paz

    a música desempenhou um papel tão importante nos eventos que marcaram o início da construção da cidade. É incrível visualizar as alunas do Colégio Santa Clara, com violino, harmônio e vozes juvenis, solenizando a primeira missa. E não posso deixar de mencionar Zé do Ó, o maestro que trouxe vida musical à região. A introdução da música clássica com a transferência do Lyceu de Goyaz em 1937 também é um ponto marcante. Imagino como esses eventos musicais moldaram a identidade cultural da cidade desde o início.

  • 27.01.2024 16:38 Filipe Castro Saraiva

    A ideia de uma nova capital no estado motivou que muitos músicos viessem para cá com o objetivo de explorar esse novo lugar. Portanto podemos perceber como a música esteve presente desde o surgimento da cidade.

  • 27.01.2024 00:44 Kaic Toledo Camilo

    Professor, em 1933, Goiânia viu o surgimento de sua cena musical, marcado por eventos políticos e religiosos. As primeiras atividades musicais na região foram conduzidas pelas alunas do Colégio Santa Clara, que solenizaram a primeira missa com seus cantos, violino e harmônio. O coral do Santa Clara tornou-se uma presença constante em eventos cívicos da cidade, contribuindo para o caráter festivo das solenidades. Com a participação de bandas de música, incluindo a de Campinas liderada por José Ferreira de Araújo (Zé do Ó), a música tornou-se uma parte essencial das celebrações. Após a instalação do município, músicos de diversas cidades do interior chegaram à região, inaugurando um novo mercado musical. A música clássica ganhou destaque com a transferência do Lyceu de Goyaz para Goiânia em 1937, marcando o início de uma rica trajetória musical na cidade em formação.

  • 25.01.2024 17:14 Arthur Borges Taveira

    O texto fornece uma análise detalhada dos eventos musicais ocorridos em Goiânia, Brasil, nos anos de 1933 e seguintes. Destacam-se duas datas importantes, 27 de maio e 24 de outubro de 1933, relacionadas à fundação da cidade. As alunas do Colégio Santa Clara, vindas de Campinas, participaram da primeira missa, enquanto uma Banda de Música de Campinas abrilhantou o Lançamento da Pedra Fundamental. O maestro José Ferreira de Araújo, conhecido como Zé do Ó, liderou a banda. Após a instalação da cidade, músicos de Pirenópolis e Vila Boa contribuíram para a cena musical. A transferência do Lyceu de Goyaz para Goiânia em 1937 marcou a introdução da música clássica, com destaque para o papel do violinista Joaquim Édison de Camargo. O texto também aborda o início das atividades corais, com nomes como Nair de Morais, Edméia Camargo, Maria Lucy Veja Teixeira e Maria das Dores Ferreira de Aquino. A análise abrange a música vocal e instrumental na Goiânia da década de 1930.

  • 23.01.2024 19:59 Orlando Torquato da Silva Neto

    O texto mostra presença e evolução da música em Goiânia, especialmente em 1933. Destaca eventos históricos e personalidades influentes, como o Colégio Santa Clara, que desempenhou um papel crucial na introdução da música na cidade. A narrativa abrange desde a participação das alunas em missas e mutirões até a contribuição de bandas de música de outras cidades. Além disso, a transferência do Lyceu de Goyaz para Goiânia marcou a introdução da música clássica na cidade. O texto oferece uma perspectiva valiosa sobre a importância da música na formação da identidade cultural de Goiânia.

  • 17.01.2024 09:12 Isabela Moreira Bianchi

    É lindo ver essa retrospectiva sobre a presença e a evolução da música em nossa cidade. O texto nos mostra, ainda, diversos eventos históricos e personalidades influentes na consolidação da arte musical em Goiânia. Além disso, eu nunca seria capaz de imaginar como as primeiras missas e um coral de um colégio teriam tamanha importância na nossa cultura. O Lançamento da Pedra Fundamental também contou com a participação de várias bandas de cidades do interior, o que evidencia o papel crucial da música na formação da identidade cultural da cidade.

  • 11.01.2024 23:04 Giovanna Teodoro Melo Pereira

    Que pena que não ensinam sobre essas histórias nas escolas, o passado de nossa própria cidade ainda é desconhecido por muitos. Uma pena também que na época os registros não eram avançados como na atualidade, para que pudéssemos acompanhar de forma exata e mais detalhada feitos históricos como a missa acompanhada pelo coro das alunas do Colégio Santa Clara em 1933. Apesar da ausência de registros claros, o texto conseguiu passar de forma excelente um pouco de como foi esse evento tão marcante na história de Goiânia.

  • 07.01.2024 20:05 Matheus Henrique Bernardes Daniel

    O ano de 1933 foi realmente um ano muito importante para Goiânia, com diversos eventos políticos marcantes como a organização do plano definitivo da cidade que seria a nova capital do Estado. Ver como a música sempre acompanha celebrações, sejam elas políticas, religiosas, a música sempre encontra uma forma de se inserir nos ambientes e marcar na memória eventos únicos. A primeira missa no local de fundação de Goiânia realizada pelas alunas do Colégio Santa Clara que compunham o coral é o primeiro evento que marca essa união entre a música e a história de Goiânia. Com certeza esse colégio formou muitas artistas divinas, já que as irmãs ofereciam aulas de canto, violão, piano e harmônio. A segunda Missa que ocorreu em outubro marcou o lançamento da pedra fundamental do que viria a ser Goiânia e novamente conta com o Colégio Santa Clara. As bandas nesse período ainda não tinham grande participação, mas os relatos mostram ajudavam nas festividades com suas marchinhas populares. O texto mostra bem como a cultura musical de Goiânia se relaciona com sua história e com a sua configuração atual, um Estado ainda muito religioso, uma cultura de grande valor que merece ser conhecida e reconhecida.

  • 04.01.2024 11:43 Janaina Sacramento Rocha

    É incrível perceber como a música sempre fez parte de eventos, sejam eles religiosos ou de grandes feitos como no texto acima que é a construção da nova capital de Goiás chamada Goiânia. Também podemos perceber que a música esteve presente mesmo antes de Goiânia se tornar capital, como mostra no texto com a chegada de músicos de diversas regiões de Goiás, mais precisamente do interior e de Campinas. O texto também traz o Colégio Santa Clara como pioneiro na educação musical de Campinas e Goiânia, no qual faziam apresentações através de missas. O texto também traz nomes importantes como o do violinista e compositor Édison de Camargo professor da instituição de Lyceu de Goyaz, que posteriormente essa instituição foi transferida para Goiânia em 1937. O professor Édison de Camargo foi importante na organização de corais e pequenos grupos instrumentais que ganhou destaque no cenário da música clássica de Goiânia. O texto traz essas e demais outras informações muitos valiosas sobre a cultura musical de Goiânia que infelizmente é pouco disseminada, porém de grande valia conhecer.

  • 19.12.2023 08:01 Jordanna Coelho Neves

    O texto aborda eventos musicais em Goiânia em 1933, relacionados à organização da cidade, como por exemplo, 27 de maio, início dos trabalhos para a nova capital e em 24 de outubro, lançamento da pedra fundamental. Vemos que os músicos de Campinas e outras cidades contribuíram para as atividades, especialmente as alunas do Colégio Santa Clara. Em 27 de maio, durante a primeira missa, as alunas do Colégio Santa Clara cantaram acompanhadas por violinos. Em 24 de outubro, uma missa campal contou novamente com o coral do Colégio Santa Clara. Bandas de música, incluindo a regida por José Ferreira de Araújo, tocaram durante o lançamento da pedra fundamental. Após a instalação do município em 20 de novembro de 1933, músicos de Pirenópolis e Vila Boa contribuíram para a cena musical e a transferência do Lyceu de Goyaz em 1937, marcou a introdução da música clássica em Goiânia.

  • 17.10.2018 15:55 Rubens Gonzaga Jaime

    Parabéns, OTHANIEL! Gostei muito do seu artigo! A música chegou ANTES da inauguração, muito bom isso!!!!

  • 19.07.2016 13:38 André Luiz Martins da Silva

    Podemos constatar, que Goias ao longo de sua trajetória, teve uma cultura muito forte musical com as bandas de musica e outros grupos. Com isso, podemos ver que a coluna sintetizar de uma forma genial um pouco da historia desse movimento cultural de Goias. Sendo assim, quero parabenizar o editor do texto, pois o que mais chama a atenção e o conhecimento do mesmo, em relação a historia não só musical do nosso estado mas também, a cultura social em geral. Parabéns Excelente Texto.

  • 04.07.2016 23:20 Vanderlei Alves

    Excelente trabalho musicológico! Goiânia é um um cidade relativamente nova, no entanto desde de sua fundação já se mostrara importante no cenário nacional quando o assunto é música. Informações abordadas de maneira competente pelo colunista nos mostra a importância que a produção cultural das cidades do interior do estado foram cruciais para formação de um ambiente musical na época! Excelente texto!!!

« Anterior 1 2 Próxima »

Sobre o Colunista

Othaniel Alcântara
Othaniel Alcântara

Othaniel Alcântara é professor de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador integrado ao CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), vinculado à Universidade Nova de Lisboa. othaniel.alcantara@gmail.com / othaniel.alcantara@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351