Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Cegueira política está grande demais

Militante não enxerga próprias contradições | 20.03.15 - 11:59


Goiânia - Nos dias de hoje, você percebe que o mundo está rodando em uma velocidade diferente da sua pelo que recebe dos grupos de WhatsApp que participa. Como diz o Away, o maníaco cria um grupo e você fica lá por educação. O cara manda aqueles vídeos jurando que é engraçado e você, como diz o ator que se tornou conhecido no humorístico Hermes e Renato, torcendo para ele perder os dedos e nunca mais lhe mandar uma mensagem. O pior é quando acha que todo mundo no grupo compartilha da mesma perspectiva política dele. Aí é dose!

Eu ando trabalhando a sublimação diária para não entrar nesse Fla x Flu insano do jogo político brasileiro atual. Estou velho para essa birrinha recíproca. Além do que preciso trabalhar para pagar as contas. E meu tempo disponível para groselha, dispendo de forma mais divertida. Walking Dead e futebol, por exemplo.

A cegueira da militância política brasileira está grande demais. Os raivosos babam, urram como primatas nas redes sociais. Como se somente o outro lado fosse ladrão e indigno. Ninguém olha para o próprio umbigo. Sentam no rabo sem o menor constrangimento e atiram pedras no adversário. Estúpido. Patético. Limitado.

Ontem (19/3), em dois grupos que participo, a pancadaria foi farta para o lado de Marconi Perillo. Os cegos não admitiram os elogios do governador para a presidente Dilma Rousseff no evento do Paço Municipal. Sentiram-se traídos pelo tucano. Quanta ingenuidade. Ou burrice.

O que eles queriam? Que Marconi subisse no palco batendo uma panela? Que tirasse o blazer e exibisse uma camiseta Fora Dilma? Que a chamasse de vaca ou puta tal qual gritado das varandas durante pronunciamento da presidente no dia 8 de março? Que puxasse o educado coro emanado das arquibancadas na abertura da Copa do Mundo? Pelo amor da Virgem! Ele estava lá como governador de Goiás, em evento da Prefeitura de Goiânia, recebendo a presidente do Brasil. Existe algo de protocolar nessa situação.

Também ficaram indignados quando o sobrinho do deputado federal sul-mato-grossense Zeca do PT zoou as manifestações do dia 15 de março. E dá-lhe textão no WhatsApp falando de que aquilo era um descalabro, um desrespeito e coisa e tal. Onde diabos enfiaram a autocrítica?

Não sei como são os grupos que vocês frequentam, mas do meu lado, 95% da zoeira política que recebo é direcionada à Dilma, Lula ou PT. Então os partidários do governo não têm o direito de fazer zoeira não? Que bela noção de reciprocidade, né? Mesmo para um vídeo completamente anódino, a reação mostra que o espírito não é essencialmente democrático. Para os cegos, a piada só tem valor quando o alvo é o outro. Até a zoeira tem que ser de mão única.

Nesse caminho de extrema polarização e vista grossa para as próprias contradições, estamos indo para um destino perigoso. E, ao invés de corrigirem a rota, os fanáticos estão engatando quinta marcha rumo ao abismo.  


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 31.03.2015 11:13 João Paulo

    Eu votei no Lula no primeiro mandato, talvez esse seja o maior arrependimento que tenho na vida. Mesmo tentando ser o mais imparcial, o mais frio e calculista possível, não consigo deixar de olhar pro PT com raiva extrema, não consigo deixar de cada vez mais torcer(como se fosse um time) para o PSDB. Vou dizer porque. Por mais que me digam que o PSDB também rouba, que o Marconi é ladrão, os fatos são outros, são diferentes. Nunca provaram nada contra o nosso governador, já o PT, comandado por Lula e Dilma montaram dentro do Planalto os maiores escândalos de corrupção da história do Brasil. Tudo provado, tudo documentado num processo longo, rcheado de depoimentos, acariações e apreciado pela mais alta corte de julgamento do país. Não bastasse isso, a aproximação que o PT tem com países de ditaduras miseráveis me enoja. O PT quer se tornar o DONO do Brasil, isso é claro. Portanto, sim: Eu não vejo graça em piadas contra o PSDB, só contra o PT

  • 27.03.2015 11:28 Mariangela Agnes Albuquerque

    A cegueira, meus caros, é do partido governista que não quer enxergar seus desmandos...

  • 20.03.2015 19:42 Renato Borges Prado

    Concordo com tudo que disse, já participei de eventos onde estavam Marconi e outros, foram bem educados comigo. Mas me pergunto até onde vai essa tal democracia? será que um dia existiu ? será que somos apenas joguetes nas mãos daqueles que detêm o poder? é tudo muito obscuro, sei que temos que fazer algo, mas como muitos não sei o que.

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351