Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

Por que eu amo feriado

Economia é beneficiada com feriadões | 11.11.11 - 11:12

Hoje começa um belo feriado emendado no Brasil. Dia 15 de novembro, todos temos o dever cívico de comemorar a Proclamação da República. E nada me motiva mais partir para uma comemoração do que um feriado. Ainda mais quando emenda. Aí sim vejo motivos de sobra para comemorar. E se você não vai emendar, minhas condolências. A vida não é justa. Eu só posso pedir ao bom Deus que abençoe com todas as graças o Marechal Deodoro da Fonseca, esse nobre barbudo que além de nos livrar dos pulhas da Mornaquia nos deu um dia a mais pintado de vermelho na folhinha. Toda homenagem é pouca para esse cara.

Mas tenho certeza que você, caro leitor, já ouviu aquele papinho furado com a cara da Fiesp de que “os feriados atravancam a economia do Brasil”. Estou errado? Estou certo que não. O fato é que não existe mentira maior que essa no mundo. Cascata da pura. Isso é coisa de quem só enxerga como economia as coisas formais, que funcionam das 8 às 18 horas. Que visão limitada a desse povo... Parece gente que ainda vive no início do século XX. Clássicas peças de museu.

O feriado é simplesmente vital para vários setores da economia. Tem gente que planeja e conta os dias para cada feriado, pois é justamente quando a lucratividade vai lá no alto. Por exemplo, pergunte para quem trabalha com turismo sobre o feriado. Você vai ver que os caras ficam tristes quando um dia santo ou cívico cai no sábado ou domingo e quebra o esquema de viagem da galera.

Tem também o caso dos bares, restaurantes e boates que certamente estarão com o consumo bem acima da média de dias normais de semana. Então quer dizer que esse setor não representa nada para a economia? E a galera que trampa na Cultura? Quantos eventos não teremos movimentando a cadeia produtiva do setor cultural durante esse feriado? E quem trabalha nos shoppings? Gente demais vai aproveitar para comprar o presente de Natal, pegar um cinema, fazer um lanche, dar uma circulada durante o feriado.

Outra balela que me torra a paciência é quando falam que o brasileiro trabalha pouco e temos muito feriados. Bobagem. Façamos um comparativo com outros países de destaque econômico como EUA, Canadá, Alemanha, França, Inglaterra, Itália, China e Japão. Veremos que nossa média não destoa.

A real é que o brasileiro trabalha demais e tem feriado de menos. Então, que aproveitemos nosso feriado emendado da melhor forma possível. Sem culpa, sem remorso. E deixemos o papinho Fiesp de lado, afinal, tenho certeza que os dirigentes que falam isso de forma pública estão curtindo o feriado na vida privada em belas mansões ou iates por aí.

 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 18.11.2011 12:52 Fabricio

    Concordo plenamente em gênero, número e grau!

  • 18.11.2011 12:50 Fabricio

    Concordo plenamente em gênero, número e grau!

  • 11.11.2011 06:23 Jader Augustus

    Outra balela Pablo Kossa e essa data comemorativa. Faz parte assim como o da Independência do Brasil, e de outras series de fatores construídos historicamente pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) para fim de consolidar uma história do Brasil e do povo brasileiro. Engana se quem pensa que estas datas tiveram algum sentido no seu tempo tal como observamos e damos hoje, ou que adquirimos a independência ou nos transformamos em uma república de um dia para o outro de forma heroica, assim como e ensinado em nossas escolinhas. Porém já que elas foram construída vamos comemorar, pois nunca e ruim momentos de contemplações, lazer e descanso para alguns, e oportunidades para outros. Abs.

  • 11.11.2011 06:03 eduardo rebelo

    Como se o excesso de feriados fosse o arzão da justiça aqui em GO ter mais 100 processos pra resolver, que a quebra da CELG fosse culpa também de feriados. Os serviços públicos já não funcionam bem mesmo. Não vai ser um feriado que vai estragar o resto...

  • 11.11.2011 05:58 Lillian Bento

    Nunca poderei pensar em um feriado danoso para o cidadão. Adoro feriado também e a vida é mais que trabalhar! \o/

  • 11.11.2011 05:45 @mpeba

    Os workaholic's de plantão vão cair de pau no seu texto, mas não mudaria uma vírgula se tivesse sua eloquência. Abraço e bom feriado!!!

  • 11.11.2011 01:50 Heloisa Helena

    Não é bem assim. O feriado não é só do comércio ou do turismo... Temos a paralisação ou diminuição do atendimento do serviço público também (Justiça, saúde, transporte etc). Pense que por esse prisma, o feriado é altamente danoso para o cidadão.

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351