Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

João Unes
João Unes

João Unes é jornalistas e diretor presidente do jornal A Redação / joao.unes@aredacao.com.br

Carta ao leitor

Sérgio, vida intensa, alegre e breve

Que Deus o abençoe! | 28.10.11 - 21:07
A vida perdeu muito a graça com a morte precoce, no dia 24 de outubro, de Sérgio Arruda Unes. Aos 44 anos, este médico neurologista nascido em Goiânia atendia dezenas de pacientes por semana em um posto de saúde em Caldas Novas e em Goiânia, onde tinha consultório no Instituto de Neurologia (ING).

Sérgio não conhecia o significado da palavra impossível. Foi com esse espírito que se formou pela Universidade Federal de Goiás. Fez residência em Neurologia no ING. Filho dos bioquímicos Sebastião Unes e Zuleica Martins Arruda Unes, Sérgio foi levado à Medicina a partir da admiração que nutria pelos seus tios médicos, Orlando Martins Arruda, Charrid Alfredo Unes, Jales Martins Arruda e João Batista Martins Arruda. Como eles, gostava de tratar de gente.

Vivia em Goiânia, em sua casa no Setor Sul, ao lado de sua querida Lívia Barreto. Ali eram felizes.

Sérgio gostava que todos a seu redor se sentissem bem. Estava sempre procurando formas de divertir a todos. Ele era um barato. Quando criança, não parava de inventar brincadeiras fora do usual. Um prato cheio para mim, irmão caçula que admirava tudo que o mais velho fazia. Quando menino, chegar perto dele era garantia de brincadeira legal. Quando virou adolescente, Sérgio me arrastava com ele para suas festas e reuniões. Nossa casa vivia cheia de amigos do Sérgio, leais e superlegais. Como o irmão mais velho, Wolney, Sérgio sempre fazia o que queria. E dava um jeito de convencer todo mundo a ir com ele.

Com os amigos, as tardes de estudo do Sérgio eram garantia de diversão. Amava os primos e tios. Tinha uma legião de amigos. Cada um deles faz parte da história do Sérgio.

Eu tenho a vida inteira de histórias com o Sérgio. Em 1985, Sérgio e eu fomos ao Rock in Rio com os primos de Niterói, que ele venerava: Marcela, Márcia, Alfredo e André. De Nepomuceno, foi o Jorge Carim Pedro, nosso quarto irmão. Nunca esquecerei da cara de alegria do Sérgio ao circular pela Cidade do Rock em meio aos shows de AC/DC e Ozzy Osbourne.

Boa parte do meu gosto musical na adolescência foi-me apresentado pelo  Sérgio. Me colocou para ouvir Iron Maiden e The Cure. As viagens de 12 horas de carro para Nepomuceno eram uma festa no Roadstar de gaveta trazido pelo Wolney de Manaus. Sérgio era dj antes de existir essa palavra.

Sérgio também era excelente pai. Cuidava da Débora com muito amor. No aniversário de 16 anos da Débora em agosto, mesmo fraco pela hepatite C, esforçou-se para prestigiar a festa da filha ainda que por breves instantes. Sua presença foi o ponto alto da festa, como, aliás, lhe foi hábito ao longo da vida.

Filho amoroso, Sérgio cuidava dos pais, Sebastião e Zuleica,em tempo integral, com seu carinho, receitas e conselhos. Estava sempre junto dos dois, seja na cidade ou na Fazenda São Domingos, onde adorava passar o fim de semana. Passava grande parte do seu tempo ao lado dos pais e da filha, no apartamento da família no Setor Oeste.

Sérgio enfrentou muitos obstáculos ao longo da vida. Tirava forças de onde se achava que ele não mais tinha. Enfrentou a todos eles e venceu.

O médico Sérgio Arruda Unes não dizia nunca um não para uma consulta. Atendia até o último cliente e saía tarde do consultório. A neurologia era sua paixão profissional. Mesmo doente, viajava para Caldas Novas, levado pelo primo David Lúcio Lemos, para atender dezenas de pacientes na cidade.

A morte para Sérgio veio rápida e fulminante. O câncer agressivo nos surpreendeu por meio de uma tomografia revelada no início da tarde do dia 28 setembro, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

A missa de Sétimo Dia será domingo, na Igreja Nossa Senhora de Aparecida, em Campinas, às 19 horas.

Ficam as lembranças e o exemplo do intenso Serjão. A família agradece aos médicos e profissionais de saúde que cuidaram dele. Hoje sobram lágrimas. Perdemos o Sérgio. Que Deus o abençoe.

Leia mais
Missa de 7º dia de Sérgio Arruda Unes será domingo
Médico Sérgio Arruda Unes morre aos 44 anos


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 17.03.2012 12:50 Cejana Di Guimarães

    Querido João Apenas ontem ao ler atenciosamente algumas colunas do seu jornal, fiquei sabendo do falecimento do nosso querido Serjão. Jamais imaginaria que o „Sérgio“ no título do seu texto - que o descreve com tanta precisão e amor -fosse ele. Não pude conter as lágrimas. Meus filhos voltaram da escola e encontraram a mãe sentada em frente ao computador chorando feito criança. Passei a tarde inútil. Mesmo depois de tantos anos, Serjão ainda acupava a cadeira de grande e querido amigo no meu coração. Fomos colegas no Pré-Médico e foi ele que me levou para a turma do „fundão“, aqueles que por aprenderem tudo com muita rapidez, mantinham o espírito livre para outros assuntos não menos interessantes. Na sua casa, junto com Huguinho e Mário estudei para o vestibular e foi onde realmente aprendi física e matemática, a sua inteligência não tinha limites. Divertia-se procurando as equações ou problemas mais complicados e quem não conseguisse resolvê-los, tinha que beber um gole do copo de pinga, colocado no centro da mesa… Nos divertíamos muito resolvendo problemas de física! Foram tardes inesquecíveis, cheias de um incomparável espírito de companherismo, confiança e liberdade de pensamento. E assim ele era, uma pessoa leal, honesta, livre de qualquer dogma ou preconceito. Sua inteligência era muito vasta. Foi também na sua casa, que vi o primeiro computador da minha vida. Sérgio me apresentou e explicou as funções, isso muito no início dos anos 80. Prestamos o vestibular juntos e fazíamos planos de um dia dividirmos um apartamento no Rio, de um lado uma mesa para seu PC, do outro uma para minha máquina de escrever Olivetti. Com os anos, nos perdemos de vista, mas sempre que passava por Goiânia e nos encontrávamos por acaso, era uma festa! Estava muito feliz com a possibilidade de revê-lo em breve… Mas os grande homens partem cedo. Assim como Bussunda que foi um querido colega de faculdade e também nos deixou muito novo, ele fazia parte da categoria de pessoas que não precisam fazer esforço para serem especiais. Eles atraem as pessoas à sua volta, pelo simples calor humano que irradiam, pela grandeza despretenciosa, por serem geniais mas não se levarem muito à sério, por não economisarem vida, nem amor e serem pessoas infinitamente bondosas, por serem sábios como crianças grandes e terem mantido por toda vida o coração puro e livre. São verdadeiros mestres em sua simplicidade. Que grande perda para nós que aqui ficamos, mas que ganho para aqueles que já estã lá. Um abraço enorme e carinhoso para você e toda a família. Especialmente para sua mãe que soube criar uma pessoa tão única.

  • 28.01.2012 01:38 José Geraldo Freire

    Amigo João, De onde estiver o Sérgio, estou certo que está muito reconfortado com este seu gesto de "amor" , traduzido em texto. Felizes as pessoas que recebem uma homenagem como esta sua. Forte abraço do amigo, JGeraldo

  • 23.12.2011 09:43 Tiago Correntina

    Olá João... Somente semana passada fiquei sabendo através da Ioná do ocorrido, fui, sou e sempre serei paciente do Drº. Sérgio, e sei que onde ele está agora é um lugar muito melhor do que onde estamos hj. Deixo aqui os meus sentimentos para vc e toda sua famíla, não os conheço pessoalmente mais pela pessoa carismática que o Drº. Sérgio era tenho a certeza que vc e toda sua famíla são abençoados. Sou paciente dele desde 2002 depois que sofri um acidente quando treinando nas categorias de base do atlético levei uma bolada na cabeça e tive que enterromper a minha carreira por motivos de uma disrritmia celebral popularmente conhecida por "eplepsia" e foi ele me deu forças para continuar em frente e abaixo de DEUS quem cuidava da minha saúde aqui na terra era ele. E fiquei bastante abalado com a notícia. Tenha certeza que nunca na minha vida eu irei me esqueçer da pessoa abençoada que era seu irmão, tenho certeza que ele era motivo de orgulho para todos vcs. Fica registrado aqui os meus sentimentos e que DEUS lhes abençoe. E desculpe pelos erros de português. Tiago N. Alves Drº. Sérgio saudades eternas um dia iremos nos encontrar se DEUS quizer.....

  • 22.12.2011 10:19 Sarah Gabriela

    João que Deus esteja confortando você e toda a sua família. Com certeza o Sérgio está em um lugar bem melhor que nós! Deus te abençõe!

  • 30.11.2011 02:33 FERNANDO BOARATTI

    Grande Serjâo!!! que Deus o acolha em seus braços!!! Tive uma pequena passagem de minha juventude em companhia deste maravilhoso ser humano. Sempre educado, atencioso, alegre e animado. Desde os anos 90 que nao o via, mas nunca o esqueci, gosto muito dele, e acredito que esteja bem olhando a todos lá de cima com aquele semblante enigmatico! Forte abraço meu amigo! somente hoje pelo facebook que minha amiga marcia me informou do ocorrido, e fiquei profundamente triste. Fique em paz meu amigo!

  • 24.11.2011 10:45 Alexandre

    Foi o Serjão, veterano da faculdade que me ensinou um macete para decorar os 12 pares de nervos cranianos, antes da prova de neuro. Nunca mais esqueci. Era um cara espetacular!!! Abs Bulldog

  • 15.11.2011 10:57 Elder Dias

    Minhas condolências a você, João Unes, e a toda a sua família enlutada. Que o exemplo dele siga com vocês e que Deus possa o receber em seu colo e consolar todos os que vão sentir a falta dele. Um grande abraço e minha solidariedade de colega e amigo. Elder

  • 12.11.2011 09:04 Ioná

    Drº Sérgio deixou saudade não só p/ mim mas para tds seus pacientes q ligam para marcar consultas...Muitos choram e chegam até passar mau...Deixou lembranças boas foi um profissional exemplar, carinhoso com pacientes e muito dedicado!!!deixo aqui meu carinho p/ os famíliares...Abçs

  • 09.11.2011 12:09 sonia salas

    Com muita dor venho até vocês pais dar meus sentimentos;digo otanto de carinho e respeito que emanva dele para com os outros,deixa uma grande saudade mais a lembrança do SERGIO sera infinita.

  • 07.11.2011 09:29 ingrid

    João, meu carinho e admiração por você e sua familia é imenso, lindo texto que você escreveu, que Deus abençoe vocês .

  • 07.11.2011 01:02 alfredo jr

    belissimo texto! deu ate vontade de ter participado dessa historia!

  • 02.11.2011 07:12 Bete França Jufer

    Querido João, seu texto está muito bonito, cheio de amor por seu irmão. Uma vez mais o nosso abraço a vc, seus pais e demais familiares neste momento de tristeza infinita. Tia Bete e tio Hans

  • 02.11.2011 09:57 francine unes

    Bom é aprender a enfrentar o que o vento do tempo apresenta, o que a verdade traz: feio ou bonito, triste ou alegre, perda ou encontro... A vida não pode ter medo da VIDA! bjsss

  • 02.11.2011 05:06 Bete França Jufer

    Querido João, seu texto está lindo, cheio de amor. Uma vez mais, o nosso grande abraço a vc, seus pais e demais familiares neste momento tão triste. Tia Bete e tio Hans.

  • 02.11.2011 05:01 Bete França Jufer

    João, seu texto está lindo, cheio de amor. Uma vez mais o nosso grande abraço a vc, seus pais e demais familiares neste momento tão triste. Tia Bete e tio Hans.

« Anterior 1 2 3 Próxima »

Sobre o Colunista

João Unes
João Unes

João Unes é jornalistas e diretor presidente do jornal A Redação / joao.unes@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351