Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Mônica Parreira
Mônica Parreira

/ contato@aredacao.com.br

Histórias da Copa

1970: Copa do México

Pelé se despedia de Copas do Mundo | 29.04.18 - 08:00 1970: Copa do México Foto oficial do time tricampeão: Carlos Alberto, Félix, Piazza, Brito, Clodoaldo e Everaldo; Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé e Rivellino (Foto: divulgação/site CBF)
 
Mônica Parreira

Goiânia -
 A Copa do Mundo de 1970 contou com a novidade de ser transmitida em cores. Desta forma, quem não esteve presente no México, pôde ver a camisa verde e amarela subir ao pódio pela terceira vez na história. No meio da ditadura militar, os brasileiros viram nascer a hegemonia de seu futebol no evento promovido pela Fifa.
 
O rodízio continental continuava. Em 1964, durante as Olimpíadas de Tóquio, a entidade máxima do futebol definiu que o México seria sede. Há quem diga que foi proposital, já que o país receberia, dois anos antes, as Olimpíadas.
 

 
Cinco cidades foram sede: Cidade do México, Guadalajara, Puebla, León e Toluca. Setenta países participaram das eliminatórias, mas somente 16 foram selecionados.

 A Copa
O Brasil não só conquistou a taça, como colocou o futebol arte em campo. Eram jogos bonitos de se ver, com dribles e jogadas que até pareciam ensaiadas. Comandado por Zagallo, o time venceu as seis partidas que disputou.
 

(Foto: site Fifa)
 
Antes de chegar à decisão, a seleção de Pelé ainda se vingou do Uruguai. Vinte anos depois de ver a Celeste Olímpica faturar o título em solo brasileiro, foi a vez do Brasil estragar o sonho os uruguaios. Com o placar de 3 a 1, a seleção canarinho avançou para final e eliminou o adversário.
 
A final foi convincente e encheu a despedida de Pelé de glórias e alegria. A goleada por 4 a 1 aplicada na Itália consagrou o futebol brasileiro. O terceiro título mundial deu ao Brasil a posse definitiva da taça Jules Rimet.

 Curiosidades
- Propriedade da seleção brasileira, a taça Jules Rimet, conquistada em 1970, teve vida curta. Na década de 1980, o objeto foi roubado dentro da sede da CBF, onde ficava exposto;

- Pelé se despedia de Copas do Mundo. Além do título coletivo, o jogador ainda foi eleito o craque do torneio;

- A Copa de 1970 também foi o marco de algumas alterações importantes nas regras do futebol. A Fifa determinou que cada equipe poderia substituir atletas apenas duas vezes. Além disso, os árbitros passaram a utilizar os cartões amarelo e vermelho; 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Mônica Parreira
Mônica Parreira

/ contato@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351