Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

O Blog

A praça que virou estacionamento

Praça Cívica tinha tudo para ser linda | 20.11.13 - 20:57
Um dos meus trocentos trabalhos fica na área interna da Praça Cívica. Como é bastante previsível, diariamente estou passando por ali, de um lado para o outro. Estão montando a decoração natalina que todo dezembro ocupa o espaço. Vi que ao menos nesse período o local tem alguma chance de se tornar mais humano e perder aquele astral deprimente.

É pública e notória a birra que tenho com as luzes de Natal. Não gosto mesmo como você pode ver nesses dois textos aqui  e aqui. Vou me esforçar para não voltar nesse assunto novamente em 2013, caro leitor. Mas o caso da Praça Cíivica é extremo. Melhor aquela cafonice de luzes piscando para tudo quanto é lado do que a aridez de um estacionamento gigante, caótico e controlado a ferro e fogo pela máfia dos flanelinhas.

Do jeito que está na maior parte do ano, a Praça Cívica representa a completa falência de tudo que entendo como vida em sociedade, onde o ser humano é prioridade. O carro ocupa o lugar central e as pessoas que se virem para transitar naquele cenário grotesco, debaixo de um sol escaldante.

As partes bonitas da praça acabam sendo engolidas por aquele miolo que circunda o Monumento às Três Raças. As partes frontais ao belo Museu Zoroastro Artiaga e ao horrível antigo prédio da Prefeitura, mais as laterais do Centro Administrativo são os pontos que ainda valem o olhar na Praça Cívica. Mas não há beleza que consiga conviver bem lado a lado com algo tão deplorável.

Uma das decisões políticas mais difíceis de tomar é restringir espaços para estacionamento. Desagrada em cheio a parcela da população usuária do transporte individual, que trava o trânsito e entope nossos pulmões de fumaça de combustível. Maquiavel já bem ensinou que um governante não vive só de tomar decisões que agradam a maioria. No caso da Praça Cívica, é um posicionamento que terá que ser feito, mais dias ou menos dias. Está na hora de comprar essa briga.

É claro que só isso não resolve o problema do complicado trânsito de Goiânia. Junto da medida da restrição dos espaços para estacionamento dos quais a Praça Cívica é somente o mais emblemático, é evidente que a confiabilidade do transporte público deve também crescer. Mais conforto aos usuários, pontualidade e preço subsidiado são itens que precisam melhorar muito em Goiânia.

Esse coletivo de medidas poderia gerar impactos positivos no trânsito de nossa capital. Vou repetir: sei que não é moleza mexer nesse vespeiro, mas alguém tem que ter peito de encarar essa bronca. O quanto antes isso acontecer, melhor para Goiânia.

Com a chegada do Natal na Praça, as pessoas voltam de onde nunca deveriam ter saído para dar espaço aos carros. Que continue assim ao longo de todo ano que vem.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 22.11.2013 15:27 CAIO LEÃO OLIVEIRA

    A Praça Cívica, poderia ser melhor utilizada para pessoas de nossa cidade. Como ponto turístico da capital. Os moradores nem sabe que existem um museu ali, bem que a prefeitura poderia utilizar melhor espaço, em vez de um estacionamento para servidores publico.

  • 21.11.2013 16:26 Fabrícia Hamu

    Pablo, concordo plenamente com você. Todas as vezes que passo pela Praça Cívica penso nisso. Dá tristeza ver nosso patrimônio histórico tão bonito ser engolido pelos carros. E concordo também com o retroagido: a iluminação deveria ser reforçada, para que a população pudesse se apropriar desse espaço urbano tão importante.

  • 21.11.2013 11:31 Retroagido

    Os carros estacionados nos espantam durante o dia e o breu durante a noite!

Sobre o Colunista

Pablo Kossa
Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em Comunicação pela UFG / pablokossa@bol.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351