Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Bia Tahan
Bia Tahan

Jornalista / bia@palavracom.com

Metrópole

Quando é chato ser turista

A obrigação de conhecer tudo é um saco | 13.06.13 - 20:34 Quando é chato ser turista (Fotos: Bia Tahan)
Goiânia - Todo turista é meio parecido. Quando viajamos a gente fica com aquele ar meio bobo, de quem acha tudo maravilhoso, de quem contempla e vê beleza em tudo.

Em tempos de smartphones e redes sociais, além de embasbacados também queremos embasbacar os outros. E dá-lhe monumento, jardim, museu, igreja, restaurantes, comidas e paisagens postadas compulsivamente, afinal o Instagram é o novo albinho do Fujioka de outrora.
 
Agora sejamos honestos: tem coisa mais chata que fazer turismo? Vamos falar a verdade: Pouca coisa é mais entendiante do que pegar uma fila monstra, se amontoar pra ver um quadro, dando cotoveladas no japonês do lado para tentar ver um pouquinho mais de perto a obra de arte.

E visitar igreja? Chega uma hora a gente nem se lembra se o monumento foi em Viena ou em Praga, Burgos ou Madrid. Especialmente se a viagem for uma daquelas excursões para Europa que vendem 20 países em 15 dias. Ou seja: uma gincana de quem viaja mais de ônibus, visita mais monumentos e, na verdade, conhece menos lugares.
 
Eu até gosto de fazer um turismozinho, mas bem pouco. Se tiver que visitar duas atrações por dia já me dá um certo pânico. O que mais gosto é fazer em viagens é ver o movimento das ruas, obsevar as pessoas, conhecer gente, conversar e dar risadas, de preferência bem sentadinha num bom boteco local, com chope gelado e bons petiscos. Ou seja, viajo para comer e beber.
 

(Fotos: Bia Tahan)
 
Não é à toa que os locais jamais visitam pontos turísticos. Pergunte a um carioca quantas vezes ele foi ao Pão de Açúcar e a resposta mais provável será nenhuma. Agora pergunte para essa mesma pessoa se ela conhece o Jobi, no Leblon, ou o Bar Urca para ver o que responde. Provavelmente vai te falar qual prato pedir, o preço e até o nome do garçom.
 
E quando a gente volta de uma viagem tem sempre aquele amigo-da-onça-desmancha-prazeres que pergunta: e lá em Istambul, você fez o passeio pelo Bósforo? 
 
Bom, aquele passeio latada não deu certo de ir pois você já estava muito bêbado de vinho turco para pegar qualquer meio de locomoção, quanto mais um barco. Mas, responde sem titubear:
"-Claro, é maravilhoso!!!"
 
Tem coisas nessa vida que a gente aprende e não esquece mais. Mais vale uma mentirinha inofensiva do que dar o gostinho para o amigo-da-onça-desmancha-prazeres dizer:
"-Nossa! Então você não conheceu a Turquia!"

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 17.06.2013 13:59 Luciana de Alencar Brites

    Viajar é ótimo, desde que a gente "saia" do lugar de origem e "mergulhe" no local visitado, ou seja: olhe as ruas sem compromisso, não exija demais do corpo normalmente sedentário, prove a comida sem pressa, a bebida sem preconceito, sinta os aromas e não se deixe escravizar pelos roteiros pré-estabelecidos dos ditos viajados. Se conhecer um pouco do idioma do lugar, melhor ainda ! Antes ficar uma ou duas semanas em um único País do que percorrer 15 países em 20 dias. Isso não é turismo, é gincana ! Parabéns pelo artigo Bia. Muito legal mesmo :-)

  • 14.06.2013 22:35 Renan Tantan

    Véi, acho que nas férias, vou para paris, mas poderia ir pro everest com o Manuel morgado, ou pra Mônaco, igual a um chegado aqui do feicis, que estaria mais chic... Véi, eu sou um puta invejoso. Eu queria é ir pra qualquer lugar no meu jatinho top (claro que com uma graninha pra gastar).

  • 14.06.2013 18:25 Lara Lobo

    Bioca figura!!!!!! Realmente ficar só por conta do turismo é muito chato!!! Costumo dividir o passeio com dias livres e dias de atividades, sempre gosto de um planejamento, um roteiro para me organizar, ainda que no final saia tudo diferente!! Aumento??? Vc merece, afimal tá tdo subindo, rsrsrs!!bj

  • 14.06.2013 15:50 Rosanna Gomes Cecílio

    Bia, realmente, fila?? ninguém merece, por isso vale você optar por épocas do ano que o turismo é menor... e quanto ao passeio do Bósforo, não fizemos... kkk achamos que o custo benefício não seria positivo... daí resolvemos passear pela cidade e realmente sentir o costume local, setar em um restaurante embaixo da ponte com aquele povo pescando e vez ou outra pingando água de peixe na gente, mas comendo um pescado e tomando um vinhosinho... Foi óootemo!!!

  • 14.06.2013 14:05 Kátia Nowak

    Quem não gosta de viajar,não sabe viver. Eu amo de paixão,pena que saio tão pouco,mas detesto turismo,já fui mochileira algumas vezes e é o que mais curto,onde eu chego e amo fico....não amo,pé na estrada,mas agenda de horarios não dá. Agora,diz ai pro chefe,que o aumento é mais que merecido ,adoro ler sua coluna,parabéns!

  • 14.06.2013 13:24 José César Faleiro

    Muito bom, você merece o aumento!!! Turismo chato mesmo é qdo. vc compra um pacote e tem que se submeter aos roteiros estabelecidos pela Companhia, mesmo que não queira, para não desperdiçar os R$ pagos!!!

  • 14.06.2013 12:57 ursula

    Eu sou das que curtem de verdade um turismozinho, amo conhecer igrejas, monumentos, não sou muito fã de museus mas para cada troca de ponto turístico, uma paradinha estratégica no boteco ao lado tem que acontecer. Provar as cervejas e os petiscos do mundo não tem preço!!!

  • 14.06.2013 12:52 leonardo de castro

    Sim, Bia, o melhor das viagens são: as comidas, as bebidas, as pessoas e a "atmosfera" do local. Os pontos turísticos, embora obrigatórios, são, de regra, bem chatos.

  • 14.06.2013 11:33 Darío Neves

    Esta parte diz tudo: "num bom boteco local, com chope gelado e bons petiscos." O que tenho mais saudade da Europa são justamente estes momentos, pois depois da 5ª igreja visitada em Praga o que eu mais queria era beber um legítimo Chope Pilsen!

  • 14.06.2013 08:11 Maurício Zaccariotti

    Bia, só quem já viajou sabe que, tudo o que vc, com toda maestria disse, é verdade. Ótimo artigo. Parabéns

Sobre o Colunista

Bia Tahan
Bia Tahan

Jornalista / bia@palavracom.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas