Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Primeira academia de Goiânia mantém tradição no mundo fitness há 67 anos

Muscle Training está localizada no Setor Oeste | 12.04.24 - 10:52
Primeira academia de Goiânia mantém tradição no mundo fitness há 67 anos Foto: Rodrigo Obeid/A Redação
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Quem passa pela Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste, região central de Goiânia, já está habituado a ver, na altura do cruzamento com a Rua 9, uma academia de ginástica imponente. A Muscle Training está localizada neste endereço desde 1981, mas sua história começa quase 30 anos antes.
 
Tudo começou quando, em 1957, Antônio Pinheiro Lemos resolveu praticar exercícios físicos em um local próximo à casa onde morava, na Vila Nova. "Eu mesmo montava os pesos. Pegava latas de marmelada, enchia com areia e cascalho, e unia os dois pesos com um cabo de vassoura dentro de um cano. Era assim que eu me exercitava", lembra Pinheiro, como é conhecido.
 
Como os resultados começaram a aparecer e Pinheiro começou a ficar forte, os amigos se interessaram e começaram a treinar junto. Com o tempo e o apoio do então prefeito de Goiânia, Hélio Seixo de Brito, que também se exercitava na academia, foram adquiridos equipamentos profissionais.
 
Com a expansão do negócio, foi aumentando também a quantidade de alunos e, então, foi preciso mudar a academia de endereço. "O prefeito falou que estava muito apertado, então organizou para que mudássemos para um galpão ao lado do Estádio Olímpico e foi aí que a academia começou pra valer", conta Pinheiro.
 

Academia Muscle Training em Goiânia (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
No local, o empresário preparava atletas para competições sem cobrar nada. Ao mesmo tempo, treinava para também participar de campeonatos. "Fui para Belo Horizonte e ganhei um campeonato de exercício básico em 1960. Naquela época consegui um recorde brasileiro de supino, então voltei com fama", rememora.
 
A popularidade de Pinheiro novamente se projetou na academia e o espaço mais uma vez ficou apertado para a quantidade de alunos que frequentavam o local. Foi preciso, então, mudar de endereço outra vez.
 
Pinheiro sugeriu um lugar na Avenida Araguaia, uma construção abandonada que havia perto do bosque (hoje Parque Botafogo). O prefeito doou imóvel, mas disse que tinha que conseguir um vereador pra tornar a academia um negócio de utilidade pública para poder ocupá-lo. "E aí o Pedro Xavier Teixeira, que era nosso aluno, apresentou o projeto na Câmara e foi aprovado por unanimidade. Todos votaram a favor", recorda Pinheiro.
 
O empresário lembra deste momento com grande felicidade e conta que tinha feito até uma promessa caso conseguisse o imóvel para construir a academia. "Eu disse que iria da academia até Trindade carregando uma cruz de 50 quilos nas costas, e assim eu fiz. Não tinha nem asfalto naquela rodovia, só o Divino Pai Eterno para me ajudar mesmo."
 
 
Com a concessão do local, Pinheiro tinha dois anos para estruturar a academia ou a área voltava a ser propriedade da Prefeitura. "Comecei a pegar o valor das mensalidades e fui comprando as coisas para construir a academia, que foi uma das mais lindas do Brasil, a academia Músculo Y Poder", conta, saudoso.
 
Inaugurada em 1965, a Músculo Y Poder foi pioneira em aulas de ginástica para as mulheres, numa época em que somente homens praticavam exercícios físicos. "Minhas primeiras alunas foram a Célia Câmara e a colunista Maria José. A partir daí, as mulheres da sociedade começaram a frequentar e eu passava os exercícios. Elas tinham resultados e fui ficando famoso", relembra.
 
O negócio se consolidou e a academia foi crescendo cada vez mais. Pinheiro conta que entre os alunos havia atletas de campeonato, pessoas importantes da cidade, além de políticos de todos os partidos.
 
Estrutura da academia conta com piscina para atividades aquáticas (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
Mas a prosperidade do negócio de Pinheiro sofreu um revés, quando a Prefeitura decidiu desapropriar imóveis da região para a construção do Parque Botafogo. "Eu fui ao prefeito Iris Rezende, na época, e pedi para que tombasse a academia por ser a primeira da cidade. Não era uma questão financeira, era pelo imóvel, estrutura, era uma academia linda", conta.
 
O pedido, entretanto, não foi atendido. O empresário disse que sofreu muito ao ver o seu sonho edificado ser, literalmente, destruído. "Era a academia mais linda do Brasil, tinha painéis do Frei Confaloni e do Cleber Gouvêa, uma piscina de 20x8,5 metros, um poço artesiano que a água era cristalina. Muitas das máquinas de exercício eu mandava fazer aqui porque via nas revistas americanas e não havia importação ainda. Aquela academia era tudo na minha vida."
 

Pinheiro manteve sua preocupação com a arte na nova academia, no Setor Oeste (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
Pinheiro conta que, com a desapropriação, foi preciso guardar os equipamentos num galpão até que fosse encontrado um novo imóvel. "Eu e minha esposa ficamos doentes, nunca mais fui o mesmo. Perdi uma coisa que eu amava muito, e sofri por isso. Nem gosto de passar pelo local porque me dá uma tristeza muito grande, até hoje eu choro e ainda sonho com aquela academia", afirma.
 
Com o valor recebido pela desapropriação do imóvel da Avenida Araguaia, Pinheiro montou o negócio no Setor Oeste, onde funciona desde 1981, agora com o nome de Muscle Training. Aos 89 anos, Pinheiro não abandonou a academia, mas conta com a ajuda da filha Sayonara na administração do estabelecimento que mantém sua tradição no segmento.
 
"Eu vou lá todos os dias, quando ficou fechada por conta da pandemia fiquei doente. A academia é minha vida, eu respiro aquilo. Eu queria morrer lá dentro, olhando tudo, porque é a coisa que eu mais gosto na vida!", encerra.

 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351