Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

José Cácio Júnior
José Cácio Júnior

Jornalista formado pela PUC-GO / j.junior@aredacao.com.br

Boca Miúda

Vereadores reclamam de 'candidatos oficiais' da Igreja Católica

Confira os bastidores da política | 15.07.12 - 12:59

Enquanto a campanha majoritária começa lenta, a disputa às vagas na Câmara de Goiânia está pegando fogo. Vereadores candidatos à reeleição estão insatisfeitos com a campanha de alguns candidatos ligados à Igreja Católica. Os vereadores Djalma Araújo (PT) e Célia Valadão (PMDB) articulam uma conversa com o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz. A principal reclamação é sobre postulantes a vereador que se dizem candidatos oficiais da Arquidiocese de Goiânia. Djalma aguarda uma posição da Igreja sobre o fato. "Espero que a Igreja Católica tome uma posição. Dom Washington é muito sério e não aceita que peçam voto em nome da Igreja."
 
Comitês
Djalma afirma ter recebido denúncias de candidatos que querem transformar igrejas de Goiânia em "comitês eleitorais".
 
Intermédio
Os dois vereadores tentam conversar com dom Washington por intermédio do deputado estadual Humberto Aidar (PT). "Eu sei dessa reclamação sobre quem se diz candidato da Arquidiocese e com certeza a história vai chegar nos ouvidos de dom Washington. Há orientação do arcebispo para que nenhum padre peça voto para candidatos", afirma Humberto.
 
Pedidos
Dom Washington tem conversado com padres que estão fazendo campanhas para candidatos. O recado é claro: acabar com a romaria eleitoral. Na campanha estadual de 2010, o arcebispo afirmou que não aceitaria que as igrejas fossem transformadas em "currais eleitorais."
 
Moral
O prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha  (PP), seria o novo presidente estadual do PSB se a intervenção da executiva nacional em Goiás não tivesse sido revogada.
 
Desobediência
Uma das justificativas oficiais para a intervenção foi a desobediência do partido sobre coligações em Itumbiara e Itapaci. O vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, chegou a perguntar aos dirigentes do partido em Goiás se os motivos eram estes.
 
Candidato
O ex-deputado estadual Frei Valdair (PTB) desistitu de trabalhar pela na campanha do deputado federal Jovair Arantes (PTB) à Prefeitura de Goiânia para ser candidato a vereador em Anápolis. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 15.07.2012 07:09 Anderson

    Não sei do que a vereadora célia está reclamando,pois não sai do altar da igreja cantando o próximo show dela e na paroquia do itatiaia.

Sobre o Colunista

José Cácio Júnior
José Cácio Júnior

Jornalista formado pela PUC-GO / j.junior@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351