Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Natanael Gonçalves Dias

O resgate do carnaval goianiense

| 19.02.18 - 08:30
Goiânia - Toda vez que chega a época do carnaval em Goiânia, não esqueço de compartilhar na minha página do Facebook um vídeo que já virou meme, que é o de uma mulher sendo questionada por um repórter se ela gosta do carnaval da sua cidade. A mesma responde, em alto e bom tom de sinceridade, ''odeio, detesto''. A entrevistada prossegue citando mais sua indignação sobre o evento da região e conclui dando uma 'cantada' no jornalista.
 
Bom, pelo teor do meu predileto vídeo carnavalesco das redes sociais, claro que retratei na publicação um pouco da folia goianiense, já que estive presente nas edições dos últimos quatro anos no Centro de Goiânia em lugares como o tradicional Mercado da Rua 74, Grande Hotel e Praça Cívica. Nos últimos três anos percebi eventos de 'faz de conta', só para não deixar o carnaval passar em branco e com pouco incentivo da gestão pública municipal.
 
Ou seja, posso dizer que das últimas vezes que fui, os espaços públicos pareciam as únicas coisas disponibilizadas pela prefeitura para que coletivos independentes pudessem organizar a festa e só se podia aproveitar até 22h. Mas, por outro lado, até que as populações do centro, de outros bairros de Goiânia e os poucos turistas se mostraram animados em ocupar as vias públicas com o pouco que a festividade ofereceu por aqui.
 
Portanto, nesse ano me surpreendi com a organização carnavalesca daqui, pois dessa vez o diferencial é que uma famosa marca de cerveja organizou a folia na Praça Cívica, com entrada franca, palco com DJs, grupos musicais e além disso não posso deixar de falar no carnaval do Mercado da Rua 74, que lotou o pequeno espaço com muita animação de marchinhas e hits do momento. 
 
Enfim, embora os dois espaços para o evento desse ano estarem disponibilizados, também, entre 15h e 22h, em ambos percebi mais diversão, maior número de participantes com e sem caracterização alegórica se misturando sem preconceitos em meio à uma diversidade de foliões. E como você, caro leitor, pode perceber, nesse ano mudei de opinião sobre o carnaval de Goiânia. Que nos próximos anos a população possa contar com maior apoio do poder público municipal para lotar as ruas do centro da cidade com segurança, muitas atrações culturais e até o dia amanhecer. 
 
*Natanael Gonçalves Dias é jornalista

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351