Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Natanael Gonçalves Dias

O Centro de todos os ritmos

| 16.02.18 - 08:53
Goiânia - Ah, o centro de Goiânia! Às vezes me faltam palavras para descrever esse bairro tão peculiar que mistura o antigo, o novo, o cultural, o comercial, o caótico, o diverso, o desigual e o pacato tudo no mesmo lugar.
 
Sabe o que é mais incrível disso tudo? O nosso degradado Setor Central consegue reunir todas essas características citadas anteriormente no decorrer da semana, sem perder o charme da herança arquitetônica europeia, por mais que seja engolido pelas gritantes publicidades comerciais, pichações e poluição sonora. 
 
Portanto, a ocupação do nosso querido 'centrão' não está presente só no vai e vem de pessoas, trânsito, residências e comércios, mas também ganhou um aspecto de entretenimento barato e acessível para todos os públicos por meio de eventos promovidos pela população, coletivos independentes e com incentivos por parte da prefeitura.
 
Esses eventos marcam presença desde os charmosos locais, com o histórico estilo europeu Art Déco - que, nos anos 1930, inspirou a arquitetura na construção da capital goiana - a vielas que hoje são consideradas museus de arte urbana, exibindo telas nas paredes com a arte do grafite e se tornam convidativas a todas as classes sociais, gêneros, orientações sexuais, raças, culturas a compartilhar da musicalidade e dos ritmos do centro de Goiânia.
 
Sendo assim, para quem curte do rock ao sertanejo, desfrutando dos famosos locais com fachadas Art Déco, o tradicional Mercado Popular da rua 74 é uma boa pedida de terça a sábado, a partir das 19h, com o melhor das bandas locais, artesanato, gastronomia e cerveja gelada. 
 
Já outro local que respira esse mesmo estilo histórico é o Grande Hotel, na Avenida Goiás, que antigamente hospedava pessoas renomadas e hoje recebe em sua calçada grupos musicais de choro, MPB e samba todas as sextas-feiras, a partir das 18h. E nesse mesmo lugar também são organizados eventos de música eletrônica, pop, hip hop, funk, rock e metal, geralmente nos finais de semana.
 
Agora, se você curte uma boate ao ar livre, cultura urbana, o grafitado Beco da Codorna, na Avenida Anhanguera, sempre realiza atividades culturais, na maioria das vezes aos sábados e domingos, envolvendo arte e música nos mais variados ritmos. Enfim, seja qual for a sua vibe, se você gosta de economizar na balada em um ambiente eclético, cola no centro de Goiânia, pois com certeza você vai encontrar o seu ritmo.
 
E como o centro da capital convive com rotinas frenéticas no cotidiano, durante os horários comerciais, nada melhor que a população ocupar esse tradicional bairro no seu momento mais interiorano ao descansar após o trabalho e que, ao mesmo tempo, permite promover uma atmosfera democrática através do poder que a música tem de unir todos esses diferentes ritmos e sintonias que cada cidadão goianiense possui. 




*Natanael Gonçalves Dias é jornalista

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 16.02.2018 13:17 Larissa

    Excelente texto! Esclarecedor e convidativo para os leitores conhecerem melhor o nosso centro.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351