Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Luciana Padovez Cualheta

Como posso ser mais criativo?

| 12.02.18 - 10:00
 
Você acha que a criatividade é um dom exclusivo de algumas pessoas ou profissões? Acha que não é criativo? Esse é um dos principais bloqueios mentais que te impedem de ser criativo. O medo de errar também é um bloqueio paralisante. Muitos têm medo de expor suas ideias e serem ridicularizados, ou de ter prejuízos de ela não der certo. Na verdade, o erro é uma das principais formas de aprendizado que ajudam no processo de criação. Precisamos aceitar que todos irão errar e aproveitar ao máximo as lições aprendidas.
 
Ainda, temos uma tendência a seguir o que todos fazem, sem questionar. Assim, nascem muitos paradigmas em diversas áreas de atuação. Seguir as regras, sem parar para pensar no que poderia ser feito de forma diferente, gera acomodação e te impede de inovar. Nossos hábitos também são responsáveis por minar o potencial criativo. Quem anda sempre pelos mesmos lugares, conversa sempre com as mesmas pessoas, participa dos mesmos eventos, assiste os mesmos vídeos, filmes e programas na televisão acaba gerando os mesmos estímulos. Nosso cérebro precisa ser estimulado de formas diferentes, para juntar novos e velhos conhecimentos e criar coisas novas. 
 
Consideramos que a criatividade é a geração, desenvolvimento e a implementação de novas ideias. Ou seja: existem formas diferentes de ser criativo. Algumas pessoas preferem gerar ideias, enquanto outras preferem colocá-las em prática, enfrentando os desafios desse processo. Convencer pessoas a desenvolver ou comprar sua ideia também são competências dos criativos. Procure investigar qual desses estilos predomina em você. Sua motivação para gerar ideias ou oportunidades para colocá-las em prática também influenciam diretamente na sua criatividade. Observe se o ambiente está te estimulando ou atrapalhando e, se for necessário, mude. 
 
Algumas dicas para aumentar seu potencial criativo estão diretamente relacionadas a estimular nosso cérebro e criar hábitos poderosos. Adote o hábito de anotar suas ideias, seja em papel, no celular ou mesmo em áudio. Ao ver a quantidade de ideias que você gerou, você se sente mais motivado (mesmo que nenhuma delas faça sentido agora, elas podem fazer sentido no futuro). Crie um desafio de sair de sua zona de conforto. Seja viajando sozinho, conversando com estranhos, tentando vender algo que nunca vendeu, você conseguirá abrir sua mente para coisas novas. Defina como meta assistir vídeos ou filmes de áreas que não sejam relacionadas com a sua, pelo menos uma vez na semana.
 
Ainda, você pode usar técnicas simples para te estimular. Pense em produtos ou serviços que te irritam e que tenham defeitos. Após esse levantamento, gere ideias de como eles podem ser melhorados. Mesmo que você não coloque essas ideias em prática, você está se forçando a gerar novas ideias. Se você puder fazer isso em grupos, melhor ainda. A diversidade ajuda no processo criativo.
 
Lembre que existe um período de incubação. Você não precisa ficar frustrado se aquela grande ideia não surge quando você mais espera. O cérebro precisa de um tempo para gerar as novas conexões e, para isso, precisa descansar também. É por isso que muitas vezes as ideias surgem quando menos esperamos: tomando banho, dirigindo, ou antes de dormir. Esteja preparado para gravar a ideia nesse momento! 
 
Todos podem ser criativos! Identifique seus bloqueios mentais e tente se livrar de cada um deles (um por vez). Procure compreender qual é seu estilo criativo e se juntar com pessoas que te complementem. Crie novos hábitos. Trabalhe em equipe. Faça exercícios de aquecimento para o cérebro todos os dias! E, tenha paciência, pois após o período de incubação, boas ideias irão surgir. 



*Luciana Padovez Cualheta é doutorando em Administração (UnB) e diretora da Sempreende, escola de empreendedorismo
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 14.02.2018 20:52 Silmara Epifânia de Castro Carvalho

    Excelente texto, bem fácil de compreender e colocar em prática!! Parabéns Luciana!!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351