Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Rubelisa Cândido Gomes de Oliveira

Sorriso com identidade – Como conciliar o belo com o saudável?

| 14.08.17 - 16:44

Goiânia - Da beleza à saúde, a dentição perfeita também sofre com os padrões estéticos impostos pela moda e mídias sociais. Na era dos digital influencers e celebridades “fulminantes” – que há pouco tempo eram anônimas – o sorriso padrão com dentes alinhados, grandes, retos e extremamente brancos seria o modelo a ser seguido? 
 
Personalidades usam este tipo de sorriso como uma alavanca para a aprovação externa, que se traduz em visualizações e curtidas no Instagram e outras redes sociais. Mas todos podem ter o mesmo tipo de sorriso?
 
Clareamento, aparelhos ortodônticos e lentes de contato são alguns exemplos de tratamentos odontológicos estéticos que podem ser excelentes opções, mas também uma armadilha. A cada dia pacientes mais jovens buscam nos consultórios soluções para o que acham ser um problema e razão de sua baixa autoestima, entretanto, muitas vezes, a insatisfação no sorriso vem de características da própria dentição. Muitos sequer apresentam cáries ou restaurações, mas escolhem desgastar seus dentes naturais para receber lentes ou facetas de porcelana. Todavia, procedimentos simples ou apenas uma orientação e/ou esclarecimento por parte de um bom profissional poderiam sanar a queixa levantada pelo paciente.
 
Outro aspecto de relevância é que, ainda assim, muitas pessoas apresentam dificuldade com atenção básica como hábitos simples de higiene bucal. De nada adianta ter dentes definidos como perfeitos, porém sujos e mal cuidados. Além disso, qualquer procedimento estético mal planejado e mal executado pode causar sérios danos, algumas vezes irreversíveis, à saúde bucal do paciente.
 
É bem verdade que muitos benefícios estéticos podem ser alcançados com o clareamento, que apresenta efeitos amplos e inquestionáveis. Entretanto, há casos em que as causas da pigmentação do dente não podem ser superadas, como a coloração por antibióticos, má formação, tratamento endodôntico ou traumas. Daí a importância do paciente estar assessorado por um profissional competente.
 
Os aparelhos ortodônticos também são um grande aliado da saúde bucal desde que o tratamento seja realizado por especialista. A ortodontia é uma excelente alternativa para problemas de desarmonia facial e alterações de mordida.
 
O sorriso de uma pessoa é sua identidade. Ele deve estar em harmonia com o seu tipo facial. Os dentes têm um padrão único e individual, que é capaz até de nos identificar. O sorriso bonito é o mais próximo do natural possível. Pequenas assimetrias fazem parte deste conjunto. 
 
Não há problema algum em estimar por um sorriso belo, desde que se mantenha em mente que o resultado final deve ser em conformidade com o seu perfil facial. O sorriso de um ator ou modelo nem sempre será o sorriso adequado para outra pessoa porque vários fatores devem estar envolvidos nesta avaliação, que resultará na harmonização da face.
 

*Rubelisa Cândido Gomes de Oliveira é mestre e odontóloga formada pela Universidade Federal de Goiás
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351