Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Bruno Netto

Cultura empresarial é diferencial sustentável

| 11.08.17 - 09:56
 
Goiânia - Um cliente me procurou com a seguinte questão: eu faço um esforço de marketing, trago pessoas para loja, mas a grande maioria não volta. O que eu faço pra manter e ampliar meu público? Ele tinha 5 lojas, centro de produção, bom cardápio e excelente localização. Tudo parecia bom, até que fiz o cliente oculto. Fui até a loja e por 2 horas atuei como um freguês novo para uma das lojas.
 
Entrei no estabelecimento e o garçom, além de demorar, não fez a venda do cardápio, sugerindo produtos interessantes, combos ou promoções. Mais 30 minutos, chega a refeição e o maior problema: o prato parecia algo mau requentado no microondas. Você voltaria no restaurante que comeu e não gostou? Pois é.
 
E aí entra a importância do impacto da cultura organizacional, algo tão essencial quanto o investimento no departamento comercial. Os processos estavam claros, havia algum acompanhamento, mas os colaboradores não abraçaram a causa da empresa. Compartilhar valores da organização, caminhando em grupo com foco na missão, é um ativo imensurável para o negócio de sucesso. Fazer com que essas mensagens, valiosas para a organização, permeiem a empresa até o “chão da fábrica” é um trabalho difícil, moroso, que exige muita determinação e paciência. Hoje colecionamos histórias das quais nos orgulhamos, pois ajudamos algumas marcas a desenvolver essa relação de respeito e admiração nos seus colaboradores. Fruto de um trabalho cirúrgico da expertise em comunicação corporativa, com soluções que vão além de simples campanhas. Nós entramos na estratégia, ajudar a clarear e fortalecer os valores e missão, promovendo encontros que estimulam a troca de conteúdo, de experiências “out-of-office” e muitas, muitas histórias de ações que viraram emblemas no coração das empresas e das pessoas que passaram por elas.
 
Se a missão da organização está posta aos colaboradores, se todos abraçaram os valores e os ideais da empresa, podemos afirmar que já existe uma cultura organizacional em andamento. Obviamente que essa é uma obra de arte em constante manutenção, mas certamente seu negócio tem um diferencial competitivo enorme no mercado, difícil que qualquer nicho enfrenta nos dias atuais. Muitas empresas, em momentos de crise, tentam ajustar suas finanças, rever processos de gestão, buscar um novo mercado para superar a concorrência, contudo, as que trabalham suas peculiaridades por meio da formação de uma cultura forte, conseguem atingir todos estes pontos de melhoria, pois o segredo se concentra em ter pessoas boas, que se identificam com o propósito abordado, ou seja com a missão da corporação.
 
As empresas que conseguiram criar suas culturas são hoje marcas com perspectivas de crescimento sustentável muito perceptível, elas retém seus melhores profissionais, tem um nível de produtividade acima do padrão e tem em seus colaboradores, multiplicadores dos valores e da missão da empresa. Se existe algo que todo empreendedor deve sonhar, é ter uma cultura organizacional implementada para chamar de sua. 
 



*Bruno Netto é CEO da BN54 Interativa, Comunicação Estratégica.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351