Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Antonio Sérgio Cangiano

A relação segura das empresas com o Certificado Digital

| 07.07.17 - 22:32

Goiânia - No momento em que as atenções das corporações se voltam à preocupação em relação à segurança, tendo em vista os recentes ataques mundiais de hackers, relacionar-se com parceiros que tenham e utilizem Certificado Digital passa a ser fundamental. É que por conta da criptografia e algoritmos embarcados num certificado digital, associado à biometria, se garante a essa importante ferramenta a probabilidade quase nula de fraudes. Ou seja, atuar num ambiente protegido pela Certificação Digital pode trazer maior tranquilidade ao ambiente de negócios.
 
Por várias razões, as empresas fazem pesados investimentos nessa área. Tornou-se, afinal, essencial resguardar informações, as estratégias do negócio. A essência de uma companhia, todos sabemos, são as informações que se acumulam, como banco de dados de clientes, cadastros, planos estratégicos, programas de metas, projetos, produtos a serem lançados, composição do perfil do pessoal contratado, políticas de atuação, formação de estoques. Sem contar os dados financeiros e as relações com bancos. E os riscos estão todos os dias rondando essas informações, esse patrimônio. Captadas por pessoas erradas e usadas por pessoas certas, esse tipo de vazamento pode pôr fim à própria empresa. Pode-se inviabilizar toda uma operação.
 
Por isso sempre é recomendável que se busque atuar com clientes e fornecedores que também utilizem o certificado digital. Quando isso não é possível, vale a pena, pelos riscos decorrentes, que se procure estimular o parceiro comercial ao uso, mostrando as possibilidades de utilização e as vantagens que advêm com o Certificado Digital.
 
A Certificação Digital permite assegurar a identidade de pessoas e empresas até para a simples emissão de um email. Com ela, as plataformas dos dois lados passam a estar protegidas de eventuais ataques. O Certificado Digital, além dessa questão da segurança, atua como um agente de combate à burocracia, na medida em que permite assinaturas de contratos à distância, de forma virtual, sem deslocamentos, gastos com mensageiros ou a necessidade de se manter um local físico apenas para a guarda de arquivos mortos e outros papéis. Ou seja, adquirir um Certificado Digital é, acima de tudo, um grande investimento, por permitir enorme corte de custos.
 
O Certificado Digital tem aceitação irrestrita e validade jurídica, além de ser sustentável, na medida em que elimina a utilização de papel. Os Certificados Digitais emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil) autenticam seus portadores e já são utilizados por milhões de empresas e pessoas físicas. Pense nisso quando for estabelecer relações com novos parceiros em sua empresa.
 
*Antonio Sérgio Cangiano é diretor executivo da ANCD

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351