Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Vanessa Navarro

O handmade como gatilho emocional

. | 29.05.17 - 12:13   
Goiânia - Ter a sensação de produzir algo com nossas próprias mãos é algo muito valioso, principalmente quando a tecnologia está muito presente em nossas vidas. Aquele objeto ali na estante, no escritório ou mesmo aquele de uso corriqueiro que se carrega para lá e para cá tem outro ar quando você olha e pensa: “eu que fiz”. As técnicas manuais nos permitem produzir, reaproveitar, repensar, refazer, e nos conectar a um sentimento mais íntimo e familiar. Tudo isso tem a ver com resgate.
 
Resgatar uma tradição surge de um gatilho, na maioria das vezes, emocional. De uma vontade de se conectar à um sentimento perdido. Geralmente busca-se o pertencimento, uma conexão com uma sensação familiar, acolhedora. Paralelamente, a tradição nos leva à uma forma de produção e de consumo de um outro tempo, quando matéria-prima era mais rara e o reaproveitamento era recorrente, uma vez que não havia tamanha oferta de itens como tecidos, lãs, linhas, cordões, papéis etc.
 
Não foi difícil constatar que Brasília tem poucos espaços que concentram cursos de atividades manuais com ótima qualidade para atender essa demanda pelo handmade. Foi observando isso que, juntamente com os amigos Janaina Coe e Fabiano Figueiredo resolvemos abraçar essa ideia. Assim, criamos a Pupila Experiências Criativas. Criamos, então, um lugar que pudesse ser um espaço de reencontros e descobertas.
 
É uma felicidade ver nascer um grupo enorme de pessoas que estão parando para repensar suas vidas, suas relações com os objetos, com seus ritmos internos, com suas prioridades e com a sociedade. Tudo isso porque as atividades manuais nos transportam para um outro tempo, o do nosso relógio interno. Lá, nós respeitamos nossos processos. É um caminho de autoconhecimento, e, naturalmente, de superação. Acredito que seja um processo terapêutico, cheio de descobertas e testes. No trabalho manual há muito espaço para o erro e para a ousadia, e quando chegamos nesse lugar é que fica intensamente divertido!
 
Vanessa Navarro é sócia da Pupila Experiências Criativas.
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351