Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

José Gilmar Carvalho de Brito

25 de abril: Dia do Contabilista

| 25.04.17 - 09:59
José Gilmar Carvalho de Brito
 
Goiânia - Os profissionais da contabilidade têm até hoje, duas categorias de profissionais: a de Técnico em Contabilidade e Contador. O Técnico em Contabilidade, conhecido também como Contabilista é o profissional com formação de nível médio. O início desta atividade teve como marco a Lei nº 3.384, de abril de 1958, e teve fim com o advento da Lei nº 12.249, de abril de 2010, que extinguiu a função de Técnico em Contabilidade. O Contador, por sua vez, é o profissional graduado em Ciências Contábeis devidamente inscrito no sistema Conselho Federal de Contabilidade/Conselho Regional de Contabilidade. Assim, temos duas comemorativas por ano: do Contador, no dia 22 de setembro e do Contabilista, no dia 25 de abril.
 
Atualmente, as duas categorias somam um exército de 528.407 profissionais na área da Contabilidade, sendo 344.879 Contadores (representando 65,27%) e 183.528 Contabilistas (representando 34,73%). Tais números demonstram a grandiosidade da profissão e o orgulho de, juntos, desempenharem uma função tão importante para o mundo empresarial, para a sociedade e para a nação.
 
25 de abril é o dia do Contabilista, profissional que fez de sua atividade o elo para o crescimento de empresas e a segurança de controles tributários. É o profissional que auxiliou na produção de riqueza do país e no crescimento das empresas. É o profissional que, mesmo de forma empírica, contribui com a criação de registros de fatos ocorridos na gestão estratégica do Estado e das empresas. Até meados dos anos 80, estes profissionais contribuíram para fortalecimento de sua identidade, tanto, que foi uma das poucas funções da era do tecnicismo a sobreviver por praticamente um século, embalados pelo milagre econômico brasileiro, nos anos de 60 e 70.
 
Com as transformações ocorridas pela globalização e as novas necessidades do mercado, esperava-se o fim da profissão, mas até hoje os Contabilistas possuem forte representação na prestação de serviços, mesmo que de forma secundária, e são bastante representativos no contexto empresarial, com fôlego para atender certos segmentos de mercado.
 
Hoje rendemos nossas homenagens aos Contabilistas, aqueles que diuturnamente fizeram da profissão contábil uma profissão nobre, necessária e respeitada no Brasil e no mundo. Podemos afirmar que sem eles, os atuais Contadores não teriam o forte viés de negócios, de fazer das informações financeiras um instrumento para tomada de decisões estratégias, além de ser uma das profissões mais demandas do momento.
 
Parabéns aos Contabilistas brasileiros!
 
(José Gilmar Carvalho de Brito, é contador, mestre em contabilidade, diretor do Sescon/GO e professor universitário)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351