Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Marco Tulio Costa

Dez dicas para organização do tempo

| 22.04.18 - 14:33
 
São Paulo - Um dos principais desafios é saber como gerenciar a nossa mente. O primeiro passo para que isso aconteça é entender que há uma diferença entre expectativa e meta.
 
Costumo dizer que uma meta é uma" expectativa com pernas", ou seja, ela impulsiona e te leva para onde você quiser, porém, essa caminhada deve ter passos específicos. Só assim, atingimos o objetivo esperado.
 
Um dos primeiros pontos para gerenciar melhor seu tempo é definir metas e estabelecer uma linha do tempo, ou seja, estipular o que deve acontecer em cada mês até o final do ano.
 
Dica 1: Toda meta deve responder as seguintes perguntas:
 
É possível no período de tempo determinado?
 
É relevante para você?
 
É específica? ( O que e como fazer? )
 
É mensurável? ( Quanto)
 
Tem ação imediata? ( Qual o primeiro passo?).
 
Dica 2: O estado desejado desta meta deve ser algo grandioso. Imagine como se tivesse atingido esta meta. Quem estará com você? Quais imagens, sons e sensações você percebe neste exercício mental?
 
Dica 3: Aproveite cada momento do seu tempo. Se por exemplo, ocorrer um atraso na reunião com sua equipe, limpe sua caixa de e-mails ou coloque em dia alguma leitura que você precise fazer. Maximize a utilização do seu tempo.
 
Dica 4: Tudo na vida tem início, meio e fim. Existe algo na sua vida que você precisa" matar" antes que a vida determine o fim? Muitas pessoas perdem tempo com situações que não valem mais a pena. Fica a dica
 
Dica 5: Tentar fazer tudo e ser tudo vai te exaurir! Faça bloqueios de tempo para seu descanso. Muitas vezes, bloquear dez minutos do seu tempo pode te dar mais impulso e até ideias novas.
 
Dica 6: Existe alguma coisa que você está fazendo que outra pessoa poderia fazer para te liberar tempo? Delegue sempre que possível.
 
Dica 7: A preocupação é um desperdício de tempo. Viva o momento presente. Quando estiver cansado, feche os olhos. Quanto tiver fome, coma pão. A questão é: Com o que você se ocupa ao invés de preocupar-se?
 
Dica 8: Desista de reclamar das coisas e das pessoas. Gaste seu tempo produzindo coisas novas. Use lista de prioridades, organize sua mesa de trabalho e faça coisas pela sua ordem de importância.
 
Dica 9: Tome nota por escrito e responda as seguintes perguntas:
 
Qual o problema?
 
Quais são as causas do problema?
 
Quais são as possíveis soluções?
 
Qual a melhor solução?
 
Dica 10: Tenha uma conversa de cada vez. O trabalho, relacionamentos e vida são bem-sucedidos ou fracassam dependendo das nossas conversas.
 
Pense sempre no seguinte: "Como passamos nossos dias é como passamos as nossas vidas".
 
*Marco Tulio Costa é professor da Fundação Getúlio Vargas nas áreas de Empreendedorismo, Programação Neurolinguística, Gestão de pessoas, Liderança, Comunicação, Negociação e Estratégia de Empresas. Atualmente também é coach, professor e palestrante, prestando serviços de consultoria e treinamentos nas áreas de liderança, comunicação, negociação, gestão e vendas.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351